Então, Jesus e os Seus discípulos partiram para as aldeias de Cesareia de Filipe. Marcos 8:27

Em cada atitude de Jesus, havia um objetivo específico. Suas palavras, Seus milagres e viagens sempre tinham uma mensagem a transmitir. Não foi diferente em Sua ida de Cafarnaum para Cesareia de Filipe. É possível que Jesus tivesse em mente quatro razões ao escolher ir a essa cidade.

Cesareia de Filipe era o centro do culto ao deus grego Pã. Os gregos acreditavam que os deuses habitavam ali. Foi por isso que Alexandre, o Grande, construiu um santuário na cidade. Ao ir até lá, Jesus queria contrastar Seu ministério com a idolatria, as falsas religiões e a mitologia grega. Buscava salientar que os falsos deuses não mudariam o mundo. Isso só poderia ser feito pelo Filho de Deus.

A cidade era um centro da filosofia grega. Naqueles dias, os ensinamentos de Platão, Sócrates e Aristóteles influenciavam profundamente o mundo romano, colocando sua ênfase na filosofia e no conhecimento humano. Ao ministrar na cidade, Jesus queria mostrar que a sabedoria humana oferece informação, mas nunca transformação.

Aquele lugar também era o centro do poder militar romano. O nome da localidade era uma referência aos césares, e nela havia um importante posto militar fundado por Filipe, um dos filhos de Herodes. Foi o poder militar que levou os romanos a dominarem o mundo do 1o século, mas Jesus foi àquela cidade para anunciar que o evangelho é a força mais poderosa do Universo.

Cesareia de Filipe era o centro da religião formal. De lá, afluíam muitos ritos e crenças. Jesus visitou o lugar também para revelar que uma religião meramente ritualística jamais poderá mudar o mundo. Somente a entrega completa do coração a Ele ligará em definitivo o homem a Deus.

A mensagem foi dada no 1o século, mas continua relevante no século 21. Jesus estava afirmando que as divindades pagãs, a filosofia grega, o poder militar e uma religião de formalidades não podem mudar o mundo. Só Ele tem essa capacidade e realiza Sua obra por intermédio do Espírito Santo.

Não se iluda com as promessas encantadoras de uma vida melhor. Permita que Jesus atue em sua vida. Somente Ele realiza verdadeira transformação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA