Cale-se diante do Senhor toda a humanidade, pois Ele se levanta de sua santa habitação. Zacarias 2:13

Em Zacarias 2, Deus, através de Seu profeta, conclama o povo a sair de Babilônia e retornar a Jerusalém. Fala que Ele será um moro de fogo ao redor da cidade para protegê-la e que habitará em seu meio.

A futura prosperidade de Jerusalém (v.1-5):
Quando levantei os olhos outra vez, vi um homem segurando uma corda de medir. “Aonde você vai?”, perguntei. Ele respondeu: “Vou medir Jerusalém para saber sua largura e seu comprimento”. Então o anjo que estava comigo foi se encontrar com outro anjo que vinha em sua direção. O outro anjo disse: “Corra e diga àquele jovem: ‘Um dia Jerusalém ficará tão cheia de pessoas e animais que não haverá muros na cidade, pois não caberão todos dentro dela. Então eu mesmo serei um muro de fogo ao redor de Jerusalém para protegê-la, diz o Senhor. E eu serei a glória no meio da cidade’”.
Os exilados são chamados de volta (v. 6-13):
O Senhor diz: “Saiam! Fujam da Babilônia, na terra do norte, pois eu os espalhei aos quatro ventos. Saia, povo de Sião exilado na Babilônia!”.
Depois de um período de glória, o Senhor dos Exércitos me enviou contra as nações que saquearam vocês e disse: “Quem lhes faz mal, faz mal à menina dos meus olhos. Levantarei minha mão para esmagar essas nações, e seus próprios escravos as saquearão”. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou.
O Senhor diz: “Cante e alegre-se, ó bela Sião, pois venho habitar em seu meio. Naquele dia, muitas nações se juntarão ao Senhor, e elas também serão meu povo. Habitarei em seu meio, e vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou. A terra de Judá será a propriedade do Senhor na terra santa, e mais uma vez ele escolherá Jerusalém para ser sua cidade. Cale-se diante do Senhor toda a humanidade, pois ele se levanta de sua santa habitação”.

Os planos de Deus era que o povo voltasse do cativeiro babilônico e viesse morar e reconstruir Jerusalém novamente. E Ele disse que seus habitantes seriam tantos, que não caberiam dentro da cidade, e ela não teria muros, pois o Senhor seria um muro de fogo ao redor da cidade. Mas, isso não ocorreu, pois o povo voltou para Jerusalém, apenas uma parte dos que foram para o cativeiro, e com o tempo voltaram a cometer os mesmos erros de outrora. A nossa rebeldia nos afasta do Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA