Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6

Em Zacarias 7, o profeta tem a visão de um candelabro de ouro com sete tubos e sete lâmpadas, uma vasilha de azeite para alimentar o candelabro, e duas oliveiras, uma de cada lado. Deus avisa Zorobabel, que havia começado a reconstrução do tabernáculo em Jerusalém, e que ele terminaria esse trabalho, pelo poder do Espírito Santo.

Um candelabro e duas oliveiras (v.1-14):
Então o anjo que falava comigo voltou e me despertou, como se eu tivesse dormindo. “O que você vê agora?”, ele perguntou. Respondi: “Vejo um candelabro de ouro maciço, com uma vasilha de azeite em cima. Ao redor da vasilha há sete lâmpadas, e cada lâmpada tem sete tubos com pavios. Vejo também duas oliveiras, uma de cada lado da vasilha”.
Então perguntei ao anjo: “O que é isto, meu senhor?”. “Você não sabe?”, perguntou o anjo. “Não, meu senhor”, respondi. Então ele me disse: “Assim diz o Senhor a Zorobabel: Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Nada será obstáculo para Zorobabel, nem mesmo uma grande montanha; diante dele ela se tornará uma planície! E, quando Zorobabel colocar em lugar a última pedra do templo, o povo gritará: ‘É pela graça! É pela graça!’”.
Depois, recebi outra mensagem do Senhor: “Zorobabel lançou os alicerces deste templo, e ele o completará. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou. Não desprezem os começos humildes, pois o Senhor se alegra ao ver a obra começar, ao ver o prumo na mão de Zorobabel”. (As sete lâmpadas representam os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra – Onisciência e Onipresença).
Então perguntei ao anjo: “O que são as duas oliveiras, uma de cada lado do candelabro? E o que são os dois ramos de oliveira que derramam azeite dourado por dois tubos de ouro?”. “Você não sabe?”, ele perguntou. “Não, meu senhor”, respondi. Então ele me disse: “Eles representam os dois ungidos que ficam na presença do Senhor de toda a terra”.

Deus, através do profeta Zacarias, além de estimular o governador de Jerusalém, Zorobabel, a dar sequência a reconstrução do templo, também diz que será pelo poder do Espírito Santo que ele realizará essa obra. Quanto aos “dois ungidos”, como João menciona tanto os dois candelabros e os dois ungidos em Apoc.14:3-4, e lá ele referencia os dois Testamentos (Velho e Novo), entendemos que o significado é o mesmo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA