“Vá, case-se com uma prostituta, para que os filhos dela sejam concedidos em prostituição, porque a nação de Israel é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”. – Oseias 1:2

O profeta Oseias (Yahweh salva) é o primeiro dos doze Profetas Menores, porque seus livros são menores em extensão. Em Oseias 1, Deus anuncia o juízo por causa da prostituição espiritual. Oseias toma Gômer por esposa, uma prostituta, e com ela, tem 3 filhos: Jezreeel (Deus Semeia), Lo-Ruama (Não Amada) e Lo-Ami (Não-Meu-Povo). Por fim fala sobre a restauração de Judá e de Israel.

A família de Oseias (v.1-11) :
Palavra do Senhor a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel. Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, disse-lhe: “Vá, case-se com uma prostituta, para que os filhos dela sejam concedidos em prostituição, porque a nação de Israel é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”.
Então ele se casou com Gômer (Realização), filha de Diblaim. Ela engravidou e lhe deu um filho. Então o Senhor disse a Oséias: Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia do rei Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia destruirei o seu poder militar no vale de Jezreel.
Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e lhe concederei vitória, não com armas  e exércitos, nem com cavalos e carros de guerra, mas por meu poder.
Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.
Virá o tempo, porém, em que o povo de Israel se tornará como a areia da praia, que não se pode contar. No lugar onde se dizia a eles: “Vocês não são meu povo”, eles serão chamados “Filhos do Deus vivo”. O povo de Judá e o de Israel se unirão. Escolherão para sí um só líder e voltarão juntos do exílio. Será um grande dia em que Deus semeará novamente Seu povo em sua terra.

O Senhor avisou que destruiria Israel, mas se compadeceria de Judá, pois esta, embora vivesse em declínio espiritual, ainda mantinha, em alguma medida, o culto a Deus, o respeito à lei, e os serviços do templo que apontavam para o “Cordeiro de Deus”. Nos últimos versículos, Deus fala sobre a restauração de Judá e Israel, mas era uma promessa condicional. Como o povo não se voltou para Ele, isso não ocorreu.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA