Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Apocalipse 21:2

Muitos cristãos concentram sua esperança escatológica no estado político de Israel e na antiga cidade de Jerusalém. Contudo, levando a sério as promessas de Deus, “esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2Pe 3:13). Em lugar da Jerusalém atual feita por seres humanos, esperamos a nova Jerusalém criada por Deus, a qual descerá do Céu (Ap 21:2).

Em 16 de dezembro de 1848, Ellen White teve uma visão sobre o abalo dos poderes dos céus. Foi-lhe mostrado que “as potestades do céu serão abaladas com a voz de Deus. Então o Sol, a Lua e as estrelas se moverão em seus lugares. Não passarão, mas serão abalados pela voz de Deus. Nuvens escuras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto” (Primeiros Escritos, p. 41).

Tem havido muita especulação acerca dessa declaração. Alguns críticos desconsideram sua relevância, alegando que não há “espaço aberto em Órion”. Em contrapartida, outros chegam a destacar as semelhanças entre as imagens da intrigante Nebulosa de Órion e algumas descrições da segunda vinda de Cristo. Entretanto, não faz diferença o fato de existir ou não tal abertura nessa constelação. O que Ellen White está dizendo é que, pela palavra poderosa de Deus, “o Sol, a Lua e as estrelas se moverão em seus lugares” e então “a santa cidade descerá por aquele espaço aberto”. Lembre-se de que a cidade santa, a nova Jerusalém, só descerá do Céu ao fim do milênio (Ap 21:1-3, 10).

Devemos entender como os eventos finais acontecerão, a fim de evitar especulações cheias de distorções e uma releitura artificial do texto inspirado (Ap 22:18, 19). Mais importante do que apenas compreender esses acontecimentos futuros é a necessidade de estar preparado agora para viver na presença de Deus e de Seus santos anjos durante a eternidade (Sl 24:3, 4;1Jo 3:1-3). Todos os mistérios do Universo serão abertos para que os exploremos. Nada nesse mundo pecaminoso pode se comparar ao Céu. Você e eu precisamos estar lá!

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA