Dois anos depois, em 1873, Spafford decidiu que sua família iria passar as férias na Inglaterra, sabendo que seu amigo L. Moody estaria pregando na região durante aquele outono. A necessidade de cuidar de seus negócios o fez levar sua família a viajar primeiro: sua esposa (Anna Tubena Larsen) e suas quatro filhas Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), and Tanetta. Em 21 de novembro de 1873, enquanto elas atravessavam o Atlântico no navio a vaporVille du Havre, o navio foi atingido por uma embarcação de ferro, indo a pique e tirando a vida de 226 pessoas, incluindo todas as suas filhas.
Spafford recebeu a fatídica notícia quando sua esposa, ao chegar a salvo à Inglaterra, enviou o famoso telegrama com a mensagem “Saved alone” (“salva sozinha”, única sobrevivente da família). Spafford então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas. De acordo com Bertha Spafford (filha nascida após a tragédia), o famoso hino “It Is Well with My Soul” teve sua letra composta durante esta viagem.
O manuscrito original possui apenas quatro versos, mas a filha de Horatio afirma que o quarto verso foi adicionado depois, e que a linha final foi ligeiramente modificada. A melodia, escrita por Philip Bliss, foi intitulada Villa du Havre, o mesmo nome do navio do acidente.
Veja abaixo uma das versões em português, as quais ainda transmitem o sentimento de Horatio Spafford.
Sou Feliz
Se paz a mais doce me deres gozar, Se dor a mais forte sofrer, Oh! Seja o que for, tu me fazes saber Que feliz com Jesus sempre sou!
Coro: Sou feliz com Jesus, Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Embora me assalte o cruel Satanás E ataque com vis tentações; Oh! Certo eu estou, apesar de aflições, Que feliz eu serei com Jesus!
Meu triste pecado, por meu Salvador Foi pago de um modo cabal! Valeu-me o Senhor! Oh! Mercê sem igual! Sou feliz, graças dou a Jesus!
A vinda eu anseio do meu Salvador! Em breve virá me levar Ao céu, onde eu vou para sempre morar Com remidos na luz do Senhor!
Após o naufrágio do Ville du Havre, Anna deu à luz mais duas filhas e um filho. Em 11 de fevereiro de 1880, seu único filho, também chamado Horatio, morreu com quatro anos de idade, por escarlatina. Em agosto de 1881, os Spafford rumaram a Jerusalém liderando um grupo de treze adultos e três crianças, para fundar uma sociedade utópica nomeada Colônia Americana. Membros da colônia, juntos com cristãos suecos que posteriormente se uniram a eles, iniciaram um trabalho filantrópico entre o povo de Jerusalém, independentemente de religião, sem proselitismo. Com isso ganharam a confiança de comunidades judias, muçulmanas, e cristãs do local. Durante, e logo após a Primeira Guerra Mundial, a Colônia Americana (localizada na área da frente oriental da guerra) teve um papel fundamental no apoio a estas comunidades, trabalhando em hospitais, orfanatos e preparando refeições, dentre outras obras de caridade.
Spafford faleceu em 16 de outubro de 1888, por malária, tendo sido enterrado em Jerusalém.
Eu sou o seu Alipio de Almeida, nasci em 1951, estou casado desde 1974.
Sou pai de 3 filhos queridos, e bem casados e já tenho 6 netos, que amo muito.
Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado.
Proprietário orgulhoso de um Logan 1.6 2009.
Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.