Decisão judicial nos Estados Unidos obriga que cada copo ou embalagem de café leve uma advertência similar à dos maços de cigarro.
Condenado por conter acrilamida, substância cancerígena derivada de alimentos cozidos em altas temperaturas. Ela é formada pela cominação de água, açúcar (carboidrato) e aminoácido. A sentença foi dada pelo juiz do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, e vale para todo o estado da Califórnia e seus quase 40 milhões de habitantes.
No veredito, o juiz Elihu M. Berle escreveu:”Devido ao fato de os réus não conseguirem provar que o café oferece quaisquer benefícios à saúde humana, eles fracassaram em cumprir sua responsabilidade de provar que existam considerações sólidas de saúde pública que tolerem um risco alternativo do nível de acrilamida no café”. A acusação é baseada na transgressão da lei californiana de 1986 que obriga as companhias a avisar seus consumidores da presença de substâncias cancerígenas em seus produtos. São mais de 800 itens químicos catalogados.
Isso envolve empresas de porte, como Starbucks, trade Joe’s, Whole Foodes Market, Costco, além de fabricantes de distribuidores. Mas, a industria do café não luta sozinha contra a acrilamida. Gigantes do ramos de fast-food já travaram, e perderam, a batalha contra eles. O McDonald’s e o Burger King concordaram em advertir seus clientes sobre a acrilamida em suas batas fritas. O café está condenado, pelo menos na Califórnia.
As fontes de acrilamida são alimentos fritos e muito assados como batatas, cereais e pão. Ela é uma substância quimica usada principalmente em processos industriais, como na fabricação de papel, corantes e plásticos, e no tratamento de água potável e águas residuais. Ela também é encontrada na fumaça do cigarro.
Durante o cozimento, esse processo dá aos alimentos sua cor marrom e traz uma variedade de sabores. Alimentos fritos, assados e torrados, apresentam o maior potencial de formação de acrilamida. Batas fritas e assadas, cafés, pães, biscoitos doces e salgados, e outros produtos à base de cereais se destacam. grãos torrados de cereais, como cevada e milho, seguem a mesma lógica do café nos que se refere ao desenvolvimento da acrilamida.
A acrilamida danifica e altera os genes. No corpo a acrilamida é convertida em um composto chamado glicidamida, que causa mutações e danos no DNA. O que fazer? Siga as recomendações dos fabricantes de alimentos quanto ao tempo e temperatura de cozimento, evitar cozimento excessivo, torrar pães na cor marrom claro, nunca escuro. Os pães , as batatas nunca devem apresentar cor marrom escura, pois essas são as partes que contêm maior quantidade de acrilamida. Não guarde batatas na geladeira, pois desencadeia mais acrilamida durante o cozimento.
Fonte – Revista Vida & Saúde, CPB