Este livro, de autoria do pastor e professor Emilson dos Reis, pela CPB, apresenta os aspectos espirituais da pregação e as técnicas que devem ser empregadas em seu preparo e exposição. Destaca o pode da palavra falada, incluindo a origem do discurso e das regras de oratória.

Também descreve algumas ferramentas literárias, que são úteis para a compreensão da Bíblia, e apresenta um estudo sobre as diversas partes do sermão. Orienta como tratar de maneira adequada o texto bíblico, a fim de que o leitor, ao compreender melhor a Palavra de Deus, seja capaz de preparar sermões que contenham uma mensagem relevante para seus ouvintes.

Além disso, o autor estuda a natureza humana, indica a melhor maneira de levar alguém a entregar sua vontade a Deus e apresenta muitas outras sugestões úteis para que o pregador tenha êxito em sua missão. Tudo isso, enfatizando a pregação como um método fundamental que Deus utilizou para divulgar Seu plano de salvação da humanidade.

Embora pregar seja um dom outorgado pelo Espírito de Deus, ele precisa ser desenvolvido e aprimorado. Isso pode ser feito por meio do aprendizado daqueles procedimentos que foram empregados amplamente e com sucesso pelos grandes pregadores do passado, do uso das ferramentas adequadas, que possibilitaram a correta compreensão do texto bíblico, e do próprio exercício do dom.

Alguns dos temas apresentados no livro temos:

  1. O Poder da Palavra Falada (a Palavra Humana e a Palavra de Deus), O Poder da Oratória e o Poder da Pregação;
  2. A Idoneidade do Pregador (a voz do Pregador, o preparo do pregador, as qualidades do pregador);
  3. O Preparo do Sermão (como entender o texto inspirado, como utilizar as ferramentas adequadas, como estruturar o sermão, como utilizar ilustrações, como utilizar recursos técnicos, como preparar diferentes tipos de sermões, como preparar um sermão completo);
  4. A Apresentação do Sermão (considerando a Natureza Humana, os tipos de ouvintes, a comunicação não verbal, uma pregação variada e equilibrada, como fazer apelos, como apresnetar um sermão, como preparar um planejamento de pregação).

Estamos com uma classe em nossa igreja, preparando pessoas interessadas em serem pregadores da Palavra de Deus, para que possam preparar os seus sermões e apresentá-los com desenvoltura, utilizando este material, e os resultados tem sido bem gratificantes. Eu recomendo o estudo desse material.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA