Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram. Apocalipse 21:1

Criação e recriação estão profundamente ligadas. Isso fica evidente quando comparamos o primeiro e o último livro da Bíblia. Em Gênesis 1:1, Moisés relata que “no princípio criou Deus os céus e a terra”; em Apocalipse 21:1, João se refere ao recomeço de tudo com a expressão “novo céu e nova terra”.

Os dois primeiros capítulos da Bíblia (Gn 1, 2) e os dois últimos (Ap 21, 22) apresentam um mundo sem pecado. Gênesis também revela como foi o começo do mundo e o fim da perfeição. O Apocalipse mostra o fim do mundo e o começo da perfeição. Em Gênesis, o pecado surge; no Apocalipse, ele é exterminado. Em Gênesis, a árvore do conhecimento do bem e do mal traz a morte; no Apocalipse, a árvore da vida traz eternidade às nações. Em Gênesis, surgem a lágrima, a dor e a morte; no Apocalipse, elas desaparecem. Em Gênesis, Deus busca o homem e pergunta: “Onde estás?”; no Apocalipse, toda a carne adora perante o Senhor. Em Gênesis, as portas do jardim são fechadas; no Apocalipse, as portas da nova Terra são abertas. Em Gênesis, a vida eterna é perdida; no Apocalipse, ela é devolvida. Finalmente, o conflito que se inicia em Gênesis é resolvido no Apocalipse.

Para crer no livro do Apocalipse é preciso acreditar no livro de Gênesis. Por isso, o inimigo tenta a todo custo lançar descrédito no relato bíblico da criação. Assim, ele desestabiliza a base de nossas crenças.

Se não houve criação, conforme relatada em Gênesis 1 e 2, também não houve pecado nem há necessidade de salvação. O sábado passa a ser apenas um elemento cultural de um povo e não mais o dia do Senhor para toda a humanidade. A família perde seu modelo divino e pode se orientar por outros paradigmas. A mensagem da volta de Cristo também deixa de ter significado, porque, se não somos capazes de crer na criação, como creremos em um processo ainda mais complexo de recriação? Se não aceitamos que Deus formou o “homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida” (Gn 2:7), como iremos crer que “ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, […] os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16)?

Apenas quando você aceita o começo, passa a entender o fim. Por isso, permaneça fiel à revelação para não comprometer sua salvação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA