Seja forte e corajoso e faça o trabalho. Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará…   I Crônicas 18:20

Em I Crônicas 28, Davi reúne toda a liderança de Israel e anuncia que Salomão é o novo rei. Também fala sobre o desejo de seu coração de construir o templo para guardar a arca da Aliança do SENHOR, e a orientação da parte de Deus, de que ele não o poderia fazer esta obra, mas seu filho Salomão a faria (v.1-7).

Faz um apelo ao povo, perante “o nosso Deus, que me ouve”: “Guardai todos os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, e empenhai-vos por eles, para que possuais esta boa terra e a deixeis como herança a vossos filhos, para sempre”. Esta era a condição para manter as bênçãos (v.8).

Salomão deveria ser humildade de coração, e confiar em Deus e vigiar, para resistir às tentações que o assediariam em seu elevado cargo. Davi lhe disse: “Conhece o Deus de teu pai. Serve-O com coração perfeito e alma voluntária. O SENHOR esquadrinha os corações, e conhece todos os planos e pensamentos. Se O buscares, será achado de ti; porém, se O deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha pois agora porque o SENHOR te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra (v.9-10).

Entregou a Salomão a planta do templo, com todos os detalhes, e também as escalas que preparara dos turnos dos sacerdotes e dos levitas e para toda obra do ministério da Casa do SENHOR. Assim como Deus detalhara a construção do templo à Moisés no passado, também detalhou à Davi, a construção do Templo. Salomão ainda era moço e recuava ante o peso das responsabilidades que teria pela frente: a ereção do templo e o governo do povo de Deus. Davi lhe disse: “Seja forte e corajoso e faça o trabalho; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará” (v.11-21).

Isso é discipulado. Deus detalhou tudo para Davi. Davi passa todos os detalhes para Salomão e o estimula a ir adiante, sempre obedecendo aos caminhos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA