São estes os que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso. – I Crônicas 6:31

I Crônicas 6 fala sobre a descendência de Levi. Seus filhos foram: Gérson, Coate e Merari. Dentre seus filhos, Coate, foi pai de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. Os filhos de Anrão, foram: Arão, Moisés e Miriã, e os filhos de Arão foram Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar. A seguir aparece a linhagem de Arão por meio de Eleazar até Jeozadaque e o cativeiro babilônico. Começando com Eleazar, são dados 22 nomes para um período que se estende por mais de 800 anos. A lista dos coatitas (descendentes de Coate), é encerrada com a menção de Samuel e seus filhos (v.1-30).

Como Davi gostava muito de música e era compositor, além de instrumentista, ele constituiu alguns levitas para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso. Eles ministraram diante do tabernáculo da tenda da congregação com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do SENHOR em Jerusalém (v.31-48).

Arão e seus descendentes eram exclusivos na função de sacerdotes. Eles ofereciam as ofertas no altar do holocausto, e no de incenso, e realizavam todas as tarefas relacionadas ao lugar santíssimo (v.49-53).

Por ultimo são descritas as cidades que couberam aos levitas, uma vez que a herança deles era o SENHOR, não participaram dos sorteios de terras, mas cada tribos contribuiu com algumas cidades que lhes foram entregues, até porque a presença deles próximo das demais tribos era importante para serem uma influência positiva para os povos. Também tiveram algumas das cidades definidas como de refúgio para aqueles que cometiam algum crime contra seu semelhante (v.54-81).

Cabia a tribo de Levi e sua descendência, todo o trabalho do Santuário. Apesar dos desígnios de Deus para os sacerdotes, e a influência que eles tinham sobre o povo, tanto Israel como Judá acabaram indo para o cativeiro, e alguns dos sacerdotes acabaram indo também. Deus espera fidelidade de nossa parte, mesmo que tenhamos que andar na contra-mão do mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA