Pode ser que as suas humíldes súplicas sejam bem acolhidas pelo Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo. – Jeremias 36:7

Em Jeremias 36, o profeta, que estava preso, chama Baruque para escrever e ler, publicamente, uma profecia contra Judá. Os príncipes pedem que Baruque leia para eles a profecia. Então escondem Baruque e Jeremias, e vão lê-la ao rei Jeoaquim, que ouve parte da leitura e queima o rolo. Jeremias declara o juízo ao rei e Baruque escreve uma nova cópia, com acréscimo, conforme orientação de Deus.

Baruque lê as mensagens do Senhor (v.1-20):
No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor disse a Jeremias: “Pegue um rolo e escreva nele todas as minhas mensagens contra  Israel, Judá e todas as outras nações, desde que comecei a falar a você, duran­te o reinado de Josias, até hoje. Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgra­ças que planejo trazer sobre eles, se convertam de sua má conduta e eu perdoe a iniquidade e o pecado deles”.
Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo, conforme Jeremias ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado. Depois Jeremias disse a Baruque: Estou preso (Jeoaquim mandara prendê-lo); não posso ir ao templo do Senhor. Por isso, vá ao templo no dia do jejum e leia ao povo as palavras do Senhor que te ditei. leia-as perante o povo de Judá que vem de suas cidades. Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra eles.
E Baruque fez exatamente tudo aquilo que o profeta Jeremias lhe mandou fazer, e leu as palavras do Senhor. No nono mês do quinto ano do reinado de Jeoaquim, foi proclamado um jejum perante o Senhor para todo o povo de Jerusalém e para todo o povo que vinha das cidades de Judá. Baruque leu a todos as palavras de Jeremias no templo do Senhor, da sala de Gemarias, filho do secretário Safã. A sala ficava no pátio superior, na porta Nova do templo.
Quando Micaías, filho de Gemarias, neto de Safã, ouviu todas as palavras do Senhor,  desceu à sala do secretário, no palácio real, onde os líderes estavam sentados: o secretário Elisama, Delaías, filho de Semaías, Elnatã, filho de Acbor, Gemarias, filho de Safã, Zedequias, filho de Hananias, e todos os outros líderes. Micaías relatou-lhes tudo o que tinha ouvido quando Baruque leu ao povo o que estava escrito. Então todos os líderes manda­ram por intermédio de Jeudi, filho de Netanias, a seguinte mensagem a Baruque: “Pegue o rolo que você leu ao povo e venha aqui”. Baruque pegou o rolo e foi até eles. Disseram-lhe: “Sente-se, e leia-o para nós”. Então Baruque o leu para eles.
Após ouvirem aquelas palavras, entreolharam-se com medo e disseram a Baruque: “É necessário que relatemos ao rei o que ouvimos”.  Perguntaram a Baruque: “Diga-nos, como você escreveu tudo isso? Foi Jeremias quem o ditou a você?” Baruque respondeu, “Sim, ele ditou todas essas palavras, e eu as escrevi.” Os líderes disseram a Baruque: “Vá esconder-se com Jeremias; e que ninguém saiba onde vocês estão”. Então deixaram o rolo guardado na sala de Elisama, o secretário, e foram ao pátio do palácio real e relataram tudo ao rei.
O rei Jeioaquim queima o rolo (v.21-26):
O rei mandou Jeudi pegar o rolo, e ele o trouxe e o leu ao rei e aos demais líderes que estavam a seu serviço. Isso aconteceu no nono mês. O rei estava sentado em seus aposentos de inverno, perto de um braseiro aceso. Assim­ que Jeudi termi­nava de ler três ou quatro colunas, o rei as cortava com uma faca de escrivão e as atirava no braseiro, até que o rolo inteiro foi queimado no braseiro. O rei e todos os seus conselheiros que ouviram todas aquelas palavras não ficaram alarmados nem rasgaram as suas roupas. Embora Elnatã, Delaías e Gemarias tivessem insistido com o rei para que não queimasse o rolo, ele não quis ouvi-los. Em vez disso, o rei ordenou a Jerameel, filho do rei, Seraías, filho de Azriel, e Selemias, filho de Abdeel, que prendessem o escriba Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os tinha escon­dido.
Jeremias reescreve o rolo (v.27-32)::
Depois que o rei queimou o rolo que continha as palavras ditadas por Jeremias e redigidas por Baruque, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias: Pegue outro rolo e escreva nele todas as palavras que estavam no primeiro, que Jeoaquim, rei de Judá, queimou. Também diga ao rei: “Assim diz o Senhor: Você queimou aquele rolo e perguntou: ‘Por que você escreveu nele que o rei da Babilônia virá e destruirá esta terra e dela eliminará tanto homens como animais?’ Pois assim diz o Senhor acerca de Jeoaquim: ‘Ele não terá nenhum descendente para sentar-se no trono de Davi; seu corpo será lançado fora e exposto ao calor de dia e à geada de noite. Eu castigarei a ele, aos seus filhos e aos seus conselheiros por causa dos seus pecados. Trarei sobre eles, sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a desgraça que pronunciei, porquanto não me deram atenção. Então Jeremias pegou outro rolo e o deu ao escriba Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse nele, conforme Jeremias ditava, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado, além de muitas outras palavras que foram acrescentadas.

O fato de Jeoaquim ter queimado o rolo com as palavras de Deus, ditadas por Jeremias a Baruque, não anulou Suas palavras. Muito pelo contrário, essa atitude só fez com que as coisas piorassem para o rei, pois ele seria morto e não sepultado com os seus antepassados. Deus mandou Jeremias reescrever a carta anterior, e ainda acrescentar outras coisas que não haviam sido mencionadas anteriormente. As Palavras de Deus se cumpriram conforme Ele havia dito. Confie nas Palavras do Senhor, e faça delas o seu livro de cabeceira.

2 COMENTÁRIOS

  1. Verdade, o pecado daquele tempo contra Deus, continua sendo praticado hoje, com maior intensidade, mais ousadia e imoralidades, Deus tem sido paciente, mas a raça humana o despreza, continuam na prostituição e na idolatria, a diferença é que o nome de Baal e asserá, foi mudado para nome de Santos; mas ninguém engana Deus de Israel, o dia da sua irá está próximo, e poucos tem entendido os sinais, continuam agredindo o santo nome de Deus todo poderoso.
    Arrependam-se E voltem-se para Deus, abandonem suas imoralidades, suas feitiçarias, suas mentiras. Deus é misericorsia e “justiça”.
    Louvado seja o Senhor Deus de Israel
    Aleluias.

    • Ola Diógenes! Obrigado pelo seu comentário. Falta pouco para a volta de Cristo. Em breve todas as coisas ruins terão o seu final. Oremos e nos preparemos para logo nos encontrarmos com Cristo. Fique na paz do Senhor!

DEIXE UMA RESPOSTA