Porque confiou em mim, darei a você sua vida como recompensa. Eu o resgatarei e o protegerei. Eu, o Senhor, falei! Jeremias 39:18

Em Jeremias 39,  o profeta relata a tomada de Jerusalém. Zedequias tenta fugir, mas é preso, vê seus filhos serem mortos, seus olhos são vazados e é levado a Babilônia. A cidade é destruida e o povo levado cativo. Nabucodonosor manda dar um tratamento diferenciado a Jeremias, e Deus promete que cuidará de Ebede-Meleque.

A queda de Jerusalém (v.1-10):
No nono ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês (janeiro), Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchou contra Jerusalém com todo seu exército e a sitiou. Dois anos e meio depois, no nono dia do quarto mês (18/7) do décimo primeiro ano do reinado de Zedequias, o muro da cidade foi rompido. Então todos os oficiais do rei da Babilônia vieram e se assenta­ram junto à porta do Meio: Nergal-Sarezer de Sangar, Nebo-Sarsequim, um dos chefes dos oficiais, Nergal-Sarezer, um alto oficial, e todos os outros oficiais do rei da Babilônia.
Zedequias e todos os soldado, quando viram os babilônios, fugiram e, ao anoitecer, passaram pelo portão entre os dois muros, atrás do jardim do rei e foram em direção ao Jordão, para Arabá.  Mas o exército babilônio os perseguiu e alcançou Zedequias na planície de Jericó. Eles o capturaram e o levaram a Nabucodonosor,  em Ribla, na terra de Hamate, que o sentenciou. Mandou executar os filhos de Zedequias diante dos seus olhos, e também matou todos os nobres de Judá. Mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze para levá-lo para a Babilônia.
Os babilônios queimaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém. Nebuzaradã, o comandante da guar­da imperial, deportou para a Babilônia o povo que restou na cidade, junto com aqueles que tinham se rendido a ele, e o restante dos artesãos. Somente alguns dos mais pobres, que nada tinham, ele deixou para trás em Judá, para cuidar dos vinhedos e dos campos.
Jeremias permanece em Judá (v.11-18):
Nabucodonosor deu ordens a respeito de Jeremias a Nebuzaradã: “Vá buscá-lo e cuide bem dele; não o maltrate, mas faça o que ele pedir”. Então Nebuzaradã, Nebusazbã, um dos chefes dos oficiais, Nergal-Sarezer, um alto oficial, e todos os outros oficiais do rei da Babilônia mandaram tirar Jeremias do pátio da guarda e o entregaram a Gedalias, filho de Aicam, filho de Safã, para que o levasse à residência do governador. Assim, Jeremias permaneceu no meio do seu povo.
Enquanto Jeremias esteve preso no pátio da guarda, o Senhor lhe dirigiu a palavra: Vá dizer a Ebede-Meleque, o etíope: Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Estou prestes a cumprir as minhas advertências contra esta cidade, com desgraça e não com prosperidade. Naquele dia, elas se cumprirão diante dos seus olhos. Mas eu o resgatarei naquele dia, você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme.  Porque confiou em mim, darei a você sua vida como recompensa. Eu o resgatarei e o protegerei”. Eu, o Senhor, falei!

Deus cumpriu a promessa feita através de seu profeta Jeremias. Foram 30 meses de cerco a Jerusalém, quando, por fim, os invasores derrubaram as ultimas barreiras do exército judeu. Muitos dos que duvidaram de Jeremias, foram mortos ou levados para o cativeiro. O rei Zedequias viu seus filhos serem mortos, foi cegado e levado para Babilônia, onde morreu. Jeremias foi liberto e foi morar com Gedalias, e Ebede-Meleque ganhou a liberdade. Esse foi o final feliz para os que confiaram em Deus, e o final trágico para os que ignoraram os avisos do Senhor. Nós somos livres para fazer as nossas escolhas. Escolha servir a Deus. 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA