A mulher, quando tiver o fluxo de sangue, se este for o fluxo costumeiro do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até à tarde. Levítico 15:19

Levítico 15 trata de vários tipos de impureza, tando do homem como da mulher. Isso não implica transgressão moral, embora eles pudessem contaminar pessoas próximas ou aquelas com quem tivessem contato. Alguns desses fluxos ocorrem como parte do curso natural da vida, como a mulher no período de menstruação (v.25) ou com fluxo de sangue (v.19), e o fluxo seminal de um homem durante o sono (v.16).

”Não somente em seu culto, mas em todos os assuntos da vida diária, era observada a distinção entre o limpo e o imundo. Todos quantos eram de algum modo postos em contato com doenças contagiosas, eram isolados do acampamento, não lhes sendo permitido voltar ali sem completa purificação tanto do corpo como das vestes.” EGWhite, A Ciência do Bom Viver, p.277

“No caso de uma pessoa atacada de uma doença contagiosa, eram dadas as seguintes instruções: “Toda cama em que se deitar… será imunda; e toda coisa sobre o que se assentar será imunda. E qualquer que tocar a sua cama lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde. E aquele que se assentar sobre aquilo em que se assentou… lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde…” (v.4-12)”.

Para a mulher, além dos 7 dias de menstruação (v.19-23) deveria aguardar mais 7 dias para depois então ir ao templo (v.28). Quem quer que se aventurasse a ir ao tabernáculo quando estivesse contaminado podeira contaminar também o santuário, apesar de, em muitos casos, a imundícia ser involuntária e não requerer sacrifício.

Essas normas indicam o interesse de Deus na saúde pessoal e na limpeza, ao mesmo tempo em que enfatizam a pureza das coisas sagradas. Para Deus, a nossa pureza é muito importante, em todos os aspectos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA