Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. – II Crônicas 36:19

Após a morte do rei Josias, em batalha contra Neco, rei do Egito, seus sucessores fizeram o que não era do agrado de Deus, e muito pelo contrário, só atraíram a ira de Deus contra Judá. Jeoacaz, tinha 23 anos quando começou a reinar, e reinou apenas 3 meses, pois o rei do Egito o depôs e o levou para o Egito (v.1-4). Colocou em seu lugar, seu irmão Eliaquim, e mudou seu nome para Jeoaquim. Este tinha 25 anos, e reinou por 11 anos, e fez o que era mau perante o SENHOR, seu Deus (v.5).

Nabucodonosor, rei da Babilônia, o amarrou com duas cadeias de bronze, e o levou para Babilônia, bem como alguns dos utensílios da Casa do Senhor (v.6-7). Colocou em seu lugar a Joaquim, com 18 anos de idade, e que reinou apenas 3 meses e 10 dias. Também fez o que era mau perante do SENHOR, e Nabucodonosor também mandou levá-lo para Babilônia, e estabeleceu seu irmão Zedequias como rei sobre Judá (v.9-10).

Zedequias tinha 21 anos quando iniciou o seu reinado, e reinou 11 anos em Jerusalém (v.11). Também fez o que era mau perante o SENHOR, e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do SENHOR (v.12). Se rebelou contra o rei Nabucodonosor, além de que todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões e contaminaram a casa que o SENHOR tinha santificado em Jerusalém (v.13-14). O SENHOR falou-lhes por intermédios dos seus mensageiros, mas eles zombavam dos mesmos e desprezavam as palavras de Deus, mofando de seus profetas, “até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum” (v.15-16).

Então veio Nabucodonosor, e matou muitos deles, e outros levou cativo para a Babilônia, além de levar todos os utensílios da Casa de Deus e queimar o Santuário, derribar os muros de Jerusalém e todos os seus palácios, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados, até que os 70 anos se cumprissem, conforme profetizado por Jeremias (v.17-21).ii-cronicas-36_16

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA