Os babilônios queimaram o templo de Deus, derrubou os muros de Jerusalém, queimou todos os palácios e destruiu tudo que era de valor. II Crônicas 36:19

Em II Crônicas 36, Após a morte do rei Josias, seu filho Jeoacaz, começou a reina aos 23 anos e reinou apenas 3 meses, pois o faraó Neco o depôs e o levou para o Egito. Em seu lugar, o faraó estabeleceu seu irmão Eliaquim, e mudou seu nome para Jeoaquim. Este tinha 25 anos, e reinou por 11 anos, e fez o que era mau perante o SENHOR, seu Deus (v.1-5).

Quando Nabucodonor, imperador babilônico, invadiu Judá, levou preso Jeoaquim em cadeias de bronze, para Babilônia. Também levou alguns dos utensílios da Casa do Senhor. Ele colocou Joaquim, filho de Jeoaquim, em seu lugar. Este tinha 18 anos, e reinou apenas 3 meses e 10 dias, e fez o que era mau perante do SENHOR, e foi levado para Babilônia juntamente com os tesouros do templo de Deus (v.6-10).

Nabucodonosor colocou Zedequias, tio de Joaquim, como rei sobre Judá. Tinha 21 anos e reinou por 11 anos em Jerusalém. Também fez o que era mau perante o SENHOR, e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do SENHOR. Se rebelou contra o rei Nabucodonosor, além de ter levado todos os chefes dos sacerdotes e o povo a transgredirem os mandamentos de Deus e contaminarem a casa que o SENHOR tinha santificado em Jerusalém (v.11-14).

O SENHOR enviou  seus profetas para adverti-los, pois tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação, mas eles zombaram dos mesmos e desprezaram suas palavras, caçoando deles “até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum” (v.15-16).

Então o Senhor trouxe o rei da Babilônia contra eles, e muitos foram mortos, e outros levados cativos para Babilônia. Também levaram todos os utensílios da Casa de Deus e queimaram o Santuário, derrubaram os muros de Jerusalém e todos os seus palácios. Cumpriu-se a mensagem do Senhor transmitida por Jeremias. A terra desfrutou de seu descanso sabático até que se completassem os 70 anos profetizados por Jeremias. Até o rei Ciro, da Pérsia assinar o decreto para que o povo voltasse para Jerusalém, para reconstruir o templo de Deus (v.17-23).

Andar distante de Deus leva para a destruição. Deus nos ama e quer nos salvar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA