E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Romanos 15:13

A primeira igreja adventista da Bolívia foi estabelecida na pequena cidade de Rosário. Foi para lá que me dirigi com outros líderes da Igreja para celebrarmos o centenário do adventismo naquele país em 2007. Saímos de La Paz num sábado, às 4h15 e viajamos em cinco caminhonetes 4×4, para chegar até o lugar. Durante mais de quatro horas, atravessamos o altiplano boliviano a uma altitude de 4.200 metros acima do nível do mar, em estradas de terra e atravessando pequenos rios, até chegar à cidade.

Atualmente, na pequena cidade de Rosário, quase todos os habitantes são adventistas. O único templo de outra denominação está abandonado e destruído. Os irmãos ainda conservam o espírito dos pioneiros. Alguns chegam a caminhar quatros horas para ir ao culto cada sábado.

Naquela época, o pastor local cuidava de 72 congregações e morava em quatro casas diferentes. O perímetro de seu distrito pastoral era cerca de 800 quilômetros. O casal tinha apenas uma filhinha de dois anos. Eles viviam um mês em cada casa, atendendo às igrejas mais próximas.

Depois da visita, fiquei pensando na realidade daqueles irmãos e de seu pastor. Eles vivem em uma região financeiramente carente e têm muitos desafios; mas, em sua simplicidade, são “ricos de esperança”. A vida é comprometida com as coisas de Deus, e isso é o que tem mais valor. Também analisei a qualidade do meu comprometimento, em condições muito mais fáceis e favoráveis.

E você? Já avaliou o nível de seu comprometimento? Sua liderança não está fazendo falta na igreja em que frequenta? Seu preparo pessoal não está sendo usado apenas para o crescimento profissional? Tem gente com “fome” da Palavra perto de você, esperando sua mão estendida para compartilhar esperança? Sua entrega pode ser maior do que tem sido? Ellen White assegura: “A tarefa a que somos chamados não requer riquezas, posição social, nem grandes capacidades. O que se requer é um espírito bondoso e abnegado e firmeza de propósito. Uma luz, por pequena que seja, se estiver sempre brilhando, pode servir para acender muitas outras” (A Ciência do Bom Viver, p. 355). Comprometa-se com a obra de Deus e enriqueça sua vida com fé e esperança.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA