Os nove volumes de Testemunhos Para a Igreja, que totalizam 4.738 páginas de texto, consistem de artigos e cartas escritas por Ellen G. White, contendo instruções para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, pertinentes à sua prosperidade.

Um panfleto de dezesseis páginas, impresso em Dezembro de 1855, marcou o início da série de tais conselhos que de tempos em tempos aparecia em panfletos e livros numerados consecutivamente. Estas mensagens naturalmente tratavam de problemas da época. Na maioria dos casos, porém, hoje nos confrontamos com os mesmos problemas, perigos e oportunidades que a igreja enfrentou em seus primeiros anos.

Os mais primitivos Testemunhos numerados foram publicados apenas sete anos após as memoráveis “Conferências Sobre o Sábado” de 1848, quando os adventistas que criam nas verdades recentemente reavivadas do sábado e do santuário lançaram os fundamentos das distintivas doutrinas sustentadas pela denominação dos Adventistas do Sétimo Dia. Durante esses poucos anos a obra avançara de modo notável. No início havia apenas três ou quatro pregadores, ou “mensageiros” como eles se chamavam, todos eles dependentes do que ganhavam com o trabalho braçal e das ofertas voluntárias dos poucos fiéis, os quais também eram pobres em bens deste mundo. Este começo ficou limitado quase que totalmente aos Estados da Nova Inglaterra, Estados Unidos. 

Por volta de 1855, o ano do lançamento do primeiro panfleto dos Testemunhos, havia cerca de duas dezenas de pregadores das mensagens do sábado e do advento. O número de fiéis havia crescido de pouco mais de cem para bem mais de dois mil. 

A obra de publicações, iniciada pelo Pastor White no verão de 1849 em Middletown, Connecticut, havia sido conduzida em vários lugares sob circunstâncias adversas. Em 1855 ela foi estabelecida em prédio próprio em Battle Creek, Michigan, Estados Unidos. 

O espaço de tempo abrangido pelos primeiros catorze Testemunhos agora contidos no vol. I, foi de treze anos. Mencionaremos algumas das experiências e progressos incluídos nestas mensagens ocorridos durante o período de 1855 a 1868. 

Movimentos fanáticos, que tencionavam atrair pessoas conscienciosas por causa das infundadas esperanças da “santificação”, apareceram em vários lugares, especialmente em alguns Estados do Leste e em Wisconsin. Em certos casos estes ensinos foram acompanhados de manifestações do suposto “dom de línguas”. Instrução clara, porém, foi dada à igreja, o que salvou a obra de tais enganos do inimigo. 

O lapso de tempo e o aparente atraso do segundo advento, mais a adesão à igreja de muitos que não participaram do movimento de 1844, com sua profunda consagração espiritual, resultou na perda daquele primeiro amor. Essa foi uma época de especulações lucrativas de terrenos e propriedades rurais quando os Estados do Oeste estavam sendo abertos aos colonizadores, entre eles um grande número de fiéis dos populosos Estados do Leste. Os mais fervorosos apelos e advertências foram feitos acerca do predominante perigo de conformidade com o mundo, convocando a igreja para mais sincera consagração.

Na última parte do ano 1856 chamou-se a atenção para a mensagem à “Laodicéia” em Apocalipse 3. Antigamente entendia-se que este conselho se aplicava aos crentes no advento que não haviam seguido a crescente luz da mensagem do terceiro anjo e que se haviam organizado numa outra igreja, que se opunha hostilmente à verdade do sábado. Agora viram a si mesmos como “mornos” e necessitando dar ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. Durante dois anos ou mais os cristãos foram fortemente agitados por essa mensagem, esperando que ela os conduzisse diretamente ao alto clamor do terceiro anjo. As severas mensagens dos Testemunhos a respeito deste movimento podem ser melhor compreendidas com o conhecimento destes fatos.

Em resumo, além de questões específicas que estavam intimamente ligadas ao movimento da época, houve muitos conselhos e advertências de natureza generalizada sobre a disciplina na igreja e o preparo para a trasladação. Este foi um período muito importante no desenvolvimento da igreja remanescente, e os conselhos dos Testemunhos exerceram grande influência em seu estabelecimento.  São muitos os temas abordados nessa coleção. Muitos deles eram específicos para a época em que a igreja estava engatinhando, favorecendo o nosso entendimento sobre as lutas e dificuldades que enfrentaram, e como chegaram as conclusões quanto as nossas doutrinas, vestimentas, relacionamentos conjugais, educação dos filhos, culinária saudável, saúde e muitos outros assuntos.

Vale a pena ter essa coleção para consulta, pois muitos dos assuntos tratados nela acabam sendo bem atuais.

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