O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor. 1 Reis 15:14

No cenário de apostasia de muitos dos reis de Israel e Judá, ­diferencia-se o reinado de Asa. Após os longos e bem-sucedidos reinados de Davi e Salomão, o reino foi dividido. O declínio foi imediato com o reinado de Roboão em Judá e piorou ainda mais nos dias de Abias, que reinou em seu lugar por apenas três anos. Foi um rei tão fraco que em sua biografia a Bíblia gasta mais tempo falando de Davi do que dele mesmo.

Asa, seu filho, assumiu o trono. O que você esperaria do novo rei nesta condição? Era filho e neto de péssimos governantes. Mesmo assim, Deus o preparou para liderar Seu povo. O governo de Asa teve uma duração maior que o de seus antecessores. Durante 41 anos, ele “fez o que era reto perante o Senhor” (1Rs 15:11). Sua liderança foi séria, começando a obra de reforma na própria casa. Não foi perfeito, mas exerceu uma influência espiritual positiva.

É dito sobre ele que seu coração “foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor” (1Rs 15:14). Pouquíssimas vezes a Bíblia repete palavras tão fortes e profundas sobre outros personagens. Apesar de pouco conhecido por muitos, Asa se tornou muito conhecido por Deus.

Se a Bíblia fizesse uma descrição sobre você, qual seria? Ainda há tempo para buscar uma biografia como a de Asa. Estamos começando o ano, e este é o tempo para construir uma caminhada em que todos os dias o coração seja inteiramente do Senhor. A recomendação inspirada é direta e forte: “Consagrem tempo a orar, a examinar as Escrituras, a pôr o eu sob a disciplina de Jesus Cristo. Vivam em contato com o Cristo vivo, e assim que fizerem isso, Ele os segurará firmemente com mão forte que jamais afrouxará” (Nossa Alta Vocação, p. 99). “Mais oração e menos conversa é o que Deus deseja. Isso transformaria Seu povo em uma torre de força” (Review and Herald, 15 de junho de 1897).

Priorize sua vida espiritual e repense sua rotina diária. Sobre isso, Dwight Moody disse certa vez: “Se você está tão ocupado que não tem tempo para estar em comunhão com Deus, saiba que você está mais ocupado do que deveria.” Comece organizando um tempo especial, na primeira hora do dia. Faça desse momento um hábito insubstituível e permita que Deus transforme seu comportamento e multiplique seu testemunho. Seja totalmente do Senhor, e Ele realizará em sua vida o que parece impossível.

Erton Kohler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA