UMA SENTENÇA DE VIDA – MM 2019

0
181

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

No ano de 1897, a mensagem adventista chegou à Bolívia por meio das publicações distribuídas por Juan Sebastián Pereira. Ele foi colportor da Sociedade Bíblica e, em sua passagem pelo Chile, conheceu a mensagem adventista, aceitou nossas doutrinas e passou a espalhá-las.

Dedicou 18 meses a colportar em território boliviano por sua conta e risco, vendendo os livros Patriarcas e Profetas e Caminho a Cristo. No entanto, o fanatismo de alguns religiosos o levou à prisão em Quillacollo, perto de onde está situado hoje o campus da Universidade Adventista da Bolívia. Líderes de diferentes denominações pediam sua expulsão da localidade e a destruição dos livros que distribuía. Foi acusado de divulgar publicações “ímpias e antirreligiosas” e, por conta disso, foi sumariamente condenado à morte no fórum da cidade.

Por conta dessas publicações, a família Miranda começou a guardar o sábado e se converteu ao adventismo. Sua casa então foi transformada em um centro de estudo da Bíblia. Porém, o chefe da família era juiz de um tribunal de apelação, e o caso de Juan Sebastián Pereira chegou a suas mãos. Como desembargador, poderia confirmar a condenação anterior, mas o declarou inocente, o que resultou para Juan em uma sentença de vida.

Foi assim que a obra adventista começou na Bolívia, o último país e talvez o que tenha sido o mais difícil a ser alcançado na Divisão Sul-Americana. Hoje é o território onde há a maior proporção de adventistas por habitantes.

Lembrar histórias como a do pioneiro Juan renova a confiança no cuidado de Deus. Quando tudo parece perdido, Ele sempre abre uma porta de salvação. Não importa se os dias são difíceis, as noites parecem longas, a culpa atormenta ou as falhas parecem grandes demais.

O ministério de Juan Sebastián Pereira também nos lembra de que vale a pena qualquer sacrifício pela causa de Deus. Pode haver oposição ou condenação, dificuldade ou fracasso aparente, mas, com Deus no comando, a causa sempre prosperará. O Senhor também pode contar com você.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA