Todos devem orar fervorosamente ao Senhor. Devem deixar seus maus caminhos e toda a sua violência. Quem sabe Deus voltará atrás, conterá sua ira ardente e não nos destruirá. Jonas 3:8-9
Em Jonas 3, novamente Deus envia Jonas à Ninive, e desta vez ele obedece. Apresenta a mensagem de destruição prevista para Ninive, e para sua surpresa, o povo acata a mensagem e se humilha diante de Deus.
Jonas obedece ao chamado (v.1-4):
Depois disso, o Senhor falou com Jonas pela segunda vez: “Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e transmita a mensagem que eu lhe dei”. Dessa vez, Jonas obedeceu à ordem do Senhor e foi a Nínive, uma cidade tão grande que eram necessários três dias para percorrê-la inteira. No dia em que Jonas entrou na cidade, proclamou às multidões: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída!”.
O arrependimento do povo (v.5-10):
Os habitantes de Nínive creram em Deus e, desde o mais importante até o mais humilde, declararam um jejum e se vestiram de pano de saco. Quando o rei de Nínive ouviu o que Jonas dizia, desceu do trono, tirou as vestes reais, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre um monte de cinzas.
Então o rei e seus nobres enviaram este decreto a toda a cidade: “Ninguém, nem mesmo os animais de seu gado e de seus rebanhos, poderá comer ou beber coisa alguma. Tanto as pessoas como os animais devem se cobrir de pano de saco, e todos devem orar fervorosamente ao Senhor. Devem deixar seus maus caminhos e toda a sua violência. Quem sabe Deus voltará atrás, conterá sua ira ardente e não nos destruirá”.
Quando Deus viu o que fizeram e como deixaram seus maus caminhos, voltou atrás e não os destruiu como havia ameaçado.
Jonas deu o recado de Deus a nação, mesmo temendo por sua sorte, pois o povo era muito violento, e para sua surpresa, eles se cobriram com pano de saco, inclusive seus animais, e declararam jejum. Do mais simples até o rei se humilharam e clamaram a Deus para ter misericórdia, e Deus ouviu o clamor desse povo e não os destruiu. Deus é paciente conosco. Seu desejo é que ninguém venha a se perder. Ouçamos a voz de Deus!
Eu sou o seu Alipio de Almeida, nasci em 1951, estou casado desde 1974.
Sou pai de 3 filhos queridos, e bem casados e já tenho 6 netos, que amo muito.
Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado.
Proprietário orgulhoso de um Logan 1.6 2009.
Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.