… porquanto hoje o SENHOR vos aparecerá.   Levítico 9:4

Em Levítico 9, depois dos sete dias de meditação (Levítico 8:35), no oitavo dia, Arão e seus filhos foram chamados por Moisés, para dar inicio as atividades sacerdotais, oferecendo o seu primeiro sacrifício (v.1-4). Fico imaginando a apreensão de Arão, bem como de seus filhos, pois iam iniciar suas atividades, na presença do próprio Deus. Arão foi instruído por Moisés a trazer animais para ofertar diante do altar do Senhor, por holocausto, pelo pecado, oferta pacífica, e de manjares, pois o “SENHOR vos aparecerá” (v.4).

Arão fez tudo, com o auxilio de seus filhos, conforme fora orientado. Depois de terminar de oferecer o sacrifício por si mesmo, Arão procedeu ao ritual das ofertas pelo povo. O simbolismo exigia que tudo fosse feito exatamente como Deus havia prescrito. Arão, portanto, não cometeu erro algum. O povo observava interessado. As pessoas tinham visto Arão sacrificar por si mesmo e viram-no fazê-lo por elas também. Arão, então, levanta as mãos em direção ao povo e os abençoa. E Deus aceitou as ofertas (v.15-22).

Então entrou, oficialmente, pela primeira vez, na tenda da congregação, juntamente com Moisés e lá deve ter recebido orientações sobre as lampadas, o pão da proposição, o candelabro, a oferta de incenso, a aspersão do sangue diante do véu e a aplicação do sangue nos chifres do altar de incenso. Logo após, saíram e abençoaram o povo juntos, e nesse momento “a glória do SENHOR apareceu a todo o povo” (v.23).

Imaginem a alegria que Arão e seus filhos devem ter sentido, sabendo que Deus aceitara o serviço apresentado por eles. E para confirmação, “saiu fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; e que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto” (v.24). O primeiro dia de Arão a frente de suas novas atividades havia sido aceito, e ele devia estar com o coração saltando pela boca, de tanta alegria. O segredo do sucesso de Arão foi o de fazer tudo exatamente com o SENHOR ordenara, através de Moisés, fiel servo de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA