Se me seguir com integridade e retidão, como o seu pai Davi, obedecendo aos meus decretos e ordenanças, firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Nunca lhe faltará descendente para governar Israel. I Reis 9:4-5 

Em I Reis 9, após Salomão edificar a Casa do SENHOR, e o palácio real, o SENHOR apareceu-lhe, e disse ter ouvido sua oração e súplica, na dedicação do templo, e fez conforme o seu pedido. Mas alertou a Salomão de que seu trono seria confirmado, se ele “andasse perante o SENHOR como andou seu pai Davi, com integridade de coração e com sinceridade, para fazer segundo tudo o que te mandei e guardar os meus estatutos” (v.1-5). 

Salomão não deveria se afastar dos caminhos de Deus, e isso deveria ficar bem claro na sua mente, pois Deus sabia que essa postura de Salomão não duraria por toda a sua vida, e a própria história confirma esse desvio. E as consequências foram informadas a Salomão: “eliminarei Israel da face da terra que lhe dei, e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe de minha presença” (v.6-9). 

Salomão deu a Hirão 20 cidades da Galileia, por todo o ouro (4.200 kg) que ele enviara à Salomão. Também construiu cidades para servirem como centros de armazenamento e para seus carros de guerra e cavalos. Construiu tudo que desejou em Jerusalém, Líbano, e em todo o seu reino (v.10-19).

Subjugou nações vizinhas forçando-os a trabalhos braçais, mas, aos israelitas colocou como supervisores. Três vezes ao ano apresentava holocaustos e ofertas sobre o altar que havia construído para o Senhor. Também construiu navios que iam até Ofir buscar ouro para o rei (v.20-28).

O recado de Deus para Salomão, também vale para nós, pois as bênçãos de Deus serão uma realidade em nossa vida, se fizermos a Sua vontade, e andarmos em Seus caminhos. Ao nos afastarmos de Deus, também nos afastamos de Suas bênçãos. Haja o que houver, tenhamos sempre o SENHOR diante de nossos olhos, e nos apeguemos as Suas promessas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA