Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mão. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Salmo 19:1-2

Podemos fazer um agrupamento mais detalhado das melodias do Saltério, embora certamente seja possível encontrar outras formas válidas de distribuição:

1 – Hinos: Gerais; 8, 29, 33, 100, 103, 104, 111, 113, 114, 117, 135, 136, 145-150; Históricos: 78, 105; de Sião: 46, 48, 76, 87, 122; da Realeza: 47, 93, 96-99.

2 – Lamentos: Individuais: 3, 5-7, 12, 13, 17, 22, 25, 26, 28, 31, 35, 36, 38, 39, 43, 51, 54-57, 59, 61, 63, 64, 69-71, 86, 88, 102, 109, 120, 130, 140-143; Comunitários: 44, 60, 74, 77, 79, 80, 82, 83, 85, 90, 94, 106, 108, 123, 126, 137.

3 – Formas Diversas: Salmos Reais: 2, 18, 20, 21, 45, 72, 89, 101, 110, 132, 144; Ações de Graça Individuais: 9, 10, 30, 32, 34, 40, 41, 92, 107, 116, 138; Ações de Graças Comunitárias: 65-68, 118, 124; Salmos Individuais de Confiança: 4, 11, 16, 23, 27, 62, 84, 91, 121, 131; Salmo Comunitários de Confiança: 115, 125, 129, 133; Salmos Litúrgicos: 15, 24, 134; Exortações Proféticas: 14, 50, 52, 53, 58, 75, 81, 95; Salmos Didáticos: 1, 19, 37, 49, 73, 112, 119, 127, 128, 139.

A organização dessa lista revela que os salmos são compostos de cânticos pessoais, bem como comunitários. Hoje, a ênfase da cultura ocidental está no indivíduo. A mente hebraica, no entanto, estava concentrada em um senso de comunidade, um elemento que nós, como cristãos, não podemos perder de vista hoje, especialmente à luz do fato de que como igreja, somos uma comunidade global que possui uma missão mundial.

Vemos que o catálogo anterior nos mostrou que existem salmos para as mais variadas ocasiões da vida: cânticos para a adoração comunitária e pessoal, cânticos espirituais para ocasiões ligadas à realeza, cânticos de peregrinação à cidade santa e cânticos litúrgicos. A adoração não era reservada ao templo, mas era um estilo de vida.

“Coleções” no livro dos Salmos

Existem coleções de cânticos para ocasiões especiais, como os “Cânticos de Peregrinação” (Cânticos dos Degraus) – Salmo 120 – 134 e o “Halel Egípcio” – Salmo 113-118. Os estudiosos descobriram outras conexões que existem entre diversos salmos. Uma delas é a encontrada nos Salmos 15-24. Esse arranjo pode ser representado pela seguinte estrutura quiástica:

A Salmo 15 (Liturgia de Entrada)                                                                                        

           B Salmo 16 (Cântico de Confiança)                                                                   

                       C Salmo 17 (Oração em busca de auxílio)                                     

                                   D Salmo 18 (Cântico real)                                                                 

                                               E Salmo 19 (Revelação: a criação e a Torá)     

                                   D’ Salmo 20, 21 (Cânticos reais)

                       C’ Salmo 22 (Oração em busca de auxílio)

           B’ Salmo 23 (Cântico de confiança) 

A’ Salmo 24 (Liturgia de entrada)

Um quiasma é um paralelismo estendido. Um quiasma é semelhante à imagem de uma pessoa refletida no espelho: a segunda parte do texto (ou seja, o reflexo da pessoa) repete as ideias da primeira seção (a imagem original da pessoa), mas em sentido inverso. Normalmente, o centro do quiasma indica a ideia principal do paralelismo. No caso dos Salmos 15-24, a ideia central, conforme vemos na estrutura quiástica desses capítulos, é exaltar a revelação de Deus feita por meio de Sua criação de Sua Palavra. Essa estrutura quiástica é envolvida por dois salmos relacionados com o santuário, e ambos iniciam com perguntas semelhantes (Salmo 15:1; compare com Salmo 24:3).

Esse quiasma indica que os editores do Saltério trabalharam minuciosamente na organização do livro. O Espírito Santo claramente inspirou seu belo arranjo literário.

Aplicação para a vida

Nos salmos, encontramos variadas emoções que incluem praticamente toda a experiência humana, desde a sublime reverência até a profunda tristeza. Produzidos há mais de 25 séculos, os salmos transcendem o tempo em que foram escritos e permanecem profundamente relevantes.

Leia também: Como ler os Salmos (1)

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