Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. “Eu, o Senhor, falei, e o farei”.            Ezequiel 17:24

Em Ezequiel 17, o profeta fala sobre a parábola das duas águias e da videira. Também mostra o juízo de Deus sobre Jerusalém, pois o rei Zedequias se revoltou contra Babilônia e se aliou ao Egito. Deus promete plantar o cedro do evangelho.

A parábola das duas águias (V.1-10):
Recebi esta palavra do Senhor: “Filho do homem, apresente uma alegoria e conte uma parábola à nação de Israel. Diga a eles: Assim diz o Soberano Senhor: Uma grande águia (Babilônia), com asas poderosas, penas longas e basta plumagem de cores variadas veio ao Líbano. Apoderando-se do alto de um cedro, arrancou o seu broto mais alto e o levou para uma terra de comerciantes (o rei Joaquim), onde o plantou numa cidade de mercadores. Depois apanhou um pouco de sementes da sua terra (Zedequias) e as pôs em solo fértil. Ela as plantou como um salgueiro junto a muita água, e elas brotaram e formaram uma videira baixa e copada.
A planta criou raízes, cresceu e se tornou uma videira baixa, mas espalhada. Seus ramos se voltaram para a águia, mas as suas raízes aprofundaram no solo.  Produziu ramos fortes e deu brotos. A videira desenvolveu-se e cobriu-se de ramos, brotos e folhas. Então surgiu outra águia grande (faraó Hofra ou Ápries), com asas poderosas e rica plumagem. A videira lançou suas raízes na direção dela, em busca de água. Ora, ela havia sido plantada em terreno bom, junto a muita água, onde produziria ramos, daria fruto e se tornaria uma videira viçosa”.
Assim diz o Senhor: “Ela vingará? Não será desarraigada e seus frutos não serão arrancados para que ela seque? Tudo o que brotar dela secará. Não serão necessários nem braços fortes nem muitas pessoas para arrancá-la pelas raízes. Ain­da que seja transplantada, será que vingará? Não secará totalmente quando o vento oriental a atingir, murchando e desaparecendo do lugar onde crescia?”
Explicação da parábola (v.11-24):
Então recebi esta mensagem do Senhor: “Diga a essa nação rebelde: Você não sabe o que esta parábola significa? Diga-lhes: O rei da Babilônia foi a Jerusalém, tirou de lá o seu rei e os seus nobres, e os levou consigo de volta à Babilônia. Depois­ fez um tratado com um membro da família real e o colocou sob juramento. Levou também os líderes da terra, para humilhar o reino e torná-lo incapaz de reerguer-se, garantindo apenas a sua sobrevivência pelo cumprimento do seu tratado. Mas o rei se revoltou contra ele e enviou mensagem ao Egito pedindo cavalos e um grande exército. Será que ele se sairá bem? Escapará aquele que age dessa maneira? Romperá ele o tratado e ainda assim escapará?”
“Tão certo como vivo, diz o Soberano Senhor, ele morrerá na Babilônia, na terra do rei que o pôs no trono, cujo juramento ele desprezou e cujo tratado rompeu. O fa­raó, com seu poderoso exército e seus batalhões, não será de nenhuma ajuda para ele na guerra, quando rampas forem construídas e obras de cerco forem erguidas para destruir muitas vidas. O rei de Israel desprezou o juramento quando rompeu o tratado feito com aperto de mão; portanto, ele não escapará.”
“Eu farei cair sobre a cabeça dele o meu juramento, que ele desprezou, e a minha aliança, que ele rompeu.  Estenderei sobre ele a minha rede, e ele será pego em meu laço. Eu o levarei para a Babilônia e ali executarei juízo sobre ele porque me foi infiel. Todas as suas tropas em fuga cairão à espada, e os sobreviventes serão espalhados aos ventos. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei.”
“Apanharei um ramo da ponta de um cedro alto e o plantarei no topo do monte mais elevado de Israel.  Ele se tornará um cedro majestoso que estenderá seus ramos e produzirá sementes. Pássaros de todo tipo se aninharão nele; encontrarão abrigo à sombra de seus galhos. Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. Eu, o Senhor, falei, e o farei”.

As aves de toda espécie que achariam abrigo na árvore, representam os vários habitantes da Terra, pessoas de “cada nação, tribo, língua e povo” (conforme Mateus 13:32), que viriam a servir ao Senhor. Por meio de um remanescente, Deus planejava realizar o propósito original no chamado de Israel. Como Israel fracassou, Cristo veio para implantar a Igreja de Deus, um remanescente que constituiria a nova nação por meio da qual Deus alcançaria o mundo (Mateus 21:33-46). Hoje nós somos esse povo, com a incumbência de levar a Palavra de Cristo à todas as pessoas.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA