NÚMEROS 12 – AS QUEIXAS DE MIRIÃ E ARÃO

0
785

O Meu servo Moisés tem sido fiel em toda a minha casa. Falo com ele face a face; claramente, e não por enigmas… – Números 12:7-8

Em Números 12, Deus repreende Arão e Miriã por sua rebelião contra Moisés, pune Miriã e ordena a sua retirada do arraial. Miriã e Arão criticaram Moisés por ele ter se casado com uma mulher cuxita (v.1-2), mas na realidade, o pai de Zípora, Jetro, era midianita (Êxodo 2:16-19), e portanto, descendente de Abraão.

Mas Arão e Miriã estavam aproveitando, em sua critica, para dizer que eles também eram profeta, e deveriam ter os mesmos direitos que Moisés, ignorando que Deus colocara Moisés como o líder da libertação do povo judeu. E o texto acrescenta que Deus estava atento as palavras deles, e que Moisés era o homem mais manso e humilde, da face da terra (v.3).

Logo Deus manifestou o seu desagrado pelas palavras dos dois irmãos de Moisés, em especial com Miriã, pois a punição veio sobre ela. Deus chamou os três para conversarem, e repreendeu abertamente a Miriã, por ter feito as declarações, e a Arão por estar com ela nesse princípio de divisão na liderança do povo de Deus (v.4-8). Deus deixou claro que Ele falava face a face com Moisés, diferentemente do que estava acostumado a fazer com os demais profetas, que normalmente era através de um sonho (v.5-8).

Miriã foi punida com a lepra, o que fez com que Arão corresse até Moisés, pedindo perdão por suas palavras e clamando para que ele intercedesse por Miriã (v.9-12). Moisés intercedeu junto ao Senhor, por Miriã, e a resposta de Deus foi de que ela deveria ficar por sete dias separada do povo, em isolamento, fora do acampamento. Depois disso ela seria reintegrada ao povo (v.14). Provavelmente ela foi curada na hora, mas só após o período de isolamento e purificação poderia se junto ao povo novamente.

Nós não devemos fazer críticas aos líderes escolhidos por Deus, por mais que não concordemos com suas atitudes. Uma outra lição que podemos tirar é de que não devemos nos vingar dos que nos prejudicam, mas deixar a vingança por conta de Deus (Romanos 12:19-21).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA