ENTREGA COMPLETA – MM 2019

0
222

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmo 126:5, 6, NVI

Um grave acidente automobilístico vitimou o pastor Ivo de Souza, sua esposa e seus filhos. Acompanhei de perto os efeitos dessa tragédia. O pastor Ivo era primo do meu pai, que também é pastor. Eles foram criados em fazendas vizinhas. Nas férias pastorais, nossas famílias sempre se encontravam por alguns dias.

No dia 17 de fevereiro de 1973, o pastor Ivo Souza pregou aquele que acabaria sendo seu último sermão na igreja de Rolante, sua terra natal. No dia 18, saiu de viagem com toda a família para o Rio de Janeiro, onde viviam. Ainda me lembro, com muita emoção, do momento da despedida. Eu e meus irmãos estávamos brincando no campo com os três filhos da família. Fizemos um ­círculo de mãos dadas e oramos. Eles entraram no carro e começaram a viagem.

No outro dia, 19 de fevereiro, recebemos a notícia do acidente. Difícil de acreditar! Voltamos à mesma igreja, no dia seguinte, e lá estava toda a família, mas em cinco caixões diferentes. Poucos dias antes, a mesma igreja havia ouvido um sermão em vida, mas, no velório, ouviu a mensagem silenciosa de uma entrega completa. Toda a família está enterrada, um ao lado do outro, no cemitério adventista que fica atrás da igreja.

Foi um momento difícil para os familiares. Mas enfrentaram com equilíbrio, sustentados pelo Senhor e apoiados por muitos amigos. O mais impressionante foi a atitude do pai, Balduíno Souza, que, ao receber os valores de indenização pela morte do filho e de sua família, doou tudo para a construção de um novo edifício escolar que pudesse preparar futuros pastores para ­ocupar o lugar deixado pelo filho. Exatamente um ano e oito meses após o sepultamento, em 20 de outubro de 1974, foi inaugurado o novo edifício da Escola Adventista Osvaldo Cruz, agora chamada Escola Adventista Pastor Ivo Souza, em homenagem ao ex-aluno.

Rolante, onde Ivo Souza nasceu, é um berço de servidores da igreja. Muitos deles foram educados no edifício escolar construído com aquela doação especial.

O que foi plantado com as lágrimas de uma família hoje é colhido com a alegria da salvação de muitas pessoas. O que você está disposto a entregar ao Senhor?

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA