Os judeus se encheram de felicidade e alegria e foram honrados em toda parte. Ester 8:16

Em Ester 8, após a execução de Hamã, o rei Xerxes entregou à rainha Ester os bens de Hamã, e Mardoqueu recebeu o anel o anel com o selo real, que ele tomara de Hamã, e o entregou a Mardoqueu. Ester o nomeou administrador dos bens de Hamã (v.1-2).

Mas, ainda havia um problema a ser resolvido. Ester voltou a presença do rei, suplicando que ele cancelasse o plano perverso de Hamã. pois o rei havia selado, com seu anel, o edito de Hamã, para destruir todo o povo judeu. O rei explicou à Ester, que os decretos feitos em nome do rei, e selados com seu anel, não podem ser revogados, mas autorizou Mardoqueu, que escrevesse aos judeus, “como bem vos parecer”, e selar com o anel do rei (v.3-8).

Ester e Mardoqueu convocaram os secretário do rei, e um decreto foi redigido exatamente da forma como Mardoqueu ditou. Recebeu o selo real, e foi enviado aos judeus, aos altos oficiais do rei, governadores e nobres de todas as 127 províncias do reino, na língua de cada província, autorizando o povo judeu a se unir e defender a própria vida. Também para destruir, matar e aniquilar toda e qualquer força armada do povo da província que viessem contra eles. Poderiam  tomar os bens de seus inimigos (v.9-11).

As cartas foram enviadas por intermédio de correios montados nos cavalos mais velozes (ginetes) do palácio, criados no haras (coudelaria) real. Os judeus, ao ouvirem as novas orientações, comemoraram, e em todas as províncias aonde chegava a edito do rei, havia, entre os judeus, alegria e regozijo, banquetes e festa, e o temor dos judeus caiu sobre seus vizinhos. Muitos não judeus se tornaram judeus, pois, temiam o que os judeus pudessem fazer com eles (v.12-17).

Deus agiu no momento certo, através de seus servos Mardoqueu e Ester, salvando o Seu povo da destruição eminente. A alegria do povo judeu, ao ouvir sobre a possibilidade de se defenderem, e usarem da mesma moeda que seus inimigos usariam, fez com que, antecipadamente, comemorassem a vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA