Acaso não há aqui um profeta do Senhor? Devemos consultá-lo também. II Crônicas 19:6

Em II Crônicas 18, alguns anos depois de haver subido ao trono, Josafá, agora no auge de sua prosperidade, permitiu o casamento de seu filho, Jeorão, com Atalia, filha de Acabe e Jezabel. Por esta união foi formada entre os reis de Judá e de Israel uma aliança que não fora ordenada por Deus, e que num tempo de crise levou ao desastre o rei e muitos de seus súditos. Em uma visita de Josafá à Acabe, após uma recepção de gala, Acabe convenceu a Josafá a subir com ele contra os siros, para reconquistar Ramote-Gileade (v.1-3).

Josafá foi precipitado ao se unir a Acabe nesse empreendimento contra a Síria, mas, antes de irem, disse: “Antes, porém, consulte o Senhor”. Acabe reuniu 400 profetas dele, e não do SENHOR, e estes “profetizavam” que deveriam ir a guerra pois a vitória seria certa. Não satisfeito, Josafá procurou conhecer com certeza a vontade de Deus: “Não há ainda aqui profeta algum do SENHOR, para o consultarmos?” Acabe falou sobre Micaías, mas já avisou que ele não profetizava nada de bom , mas somente o que é mau com relação ao rei (v.4-8).

Soldados trouxeram Micaías à presença dos reis, mas antes o advertiram que confirmasse as profecias dos falsos profetas de Acabe. Micaías disse que falaria apenas o que o Senhor mandasse, e ao falar a verdade, deixou o rei indignado, e ainda foi agredido por Zedequias, um dos falsos profetas, e posto na prisão, mantido a pão e água (v.9-26).

Ainda avisou ao rei que:”se voltares em paz, não falou o Senhor por mim. Disse mais: Ouvi isto, vós todos os povos!” Josafá entendeu o recado, mas ficou relutante em retirar suas forças após ter empenhado sua palavra. Na batalha cumpriu-se o que Micaías profetizou: Acabe foi morto em batalha, e Josafá só escapou porque clamou a Deus e o SENHOR o socorreu, desviando seus perseguidores dele, pois viram que não era esse o rei que eles buscavam (v.27-34).

Antes de dar uma resposta para alguém, sobre qualquer propósito, consulte ao SENHOR, e deixe que Ele te dirija na solução a ser tomada.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA