Fez Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés. – Êxodo 38:22

Moisés anotara cada detalhe da confecção do Tabernáculo, instruído por Deus, e passou para Bezalel e sua equipe, que, capacitados por Deus, levaram tudo muito a sério, e fizeram “tudo quanto o SENHOR ordenara” (v.22), não só os itens mencionados em capítulos anteriores, como também o altar de holocausto, onde eram apresentadas as ofertas de sacrifício (v.1-7), a bacia de bronze, onde os sacerdotes se lavavam, antes de efetuar suas atividades perante Deus (v.8), o átrio e o reposteiro, que separava o Tabernáculo do acampamento do povo (v.9-20), e todos os demais utensílios utilizados nos serviços do tabernáculo. Deus foi muito detalhista nessa obra, e as pessoas incumbidas fizeram conforme Ele determinara. Deus foi o idealizador do projeto. Moisés foi o mestre de obras, que acompanhava cada detalhe e Bezalel e equipe foram os executores da obra.

O povo teve a sua participação trazendo o material necessário para a execução, e trariam muito mais, se não fossem proibidos por Moisés, por já terem mais do que o suficiente. “Todo o ouro empregado na obram foram 29 talentos e 730 siclos”, perfazendo um total de 1,024 toneladas. Já a prata “foram 100 talentos e 1.775 siclos”, dando um total de 3,440 toneladas. E o “bronze da oferta foram 70 talentos e 2.400 siclos”, pesando cerca de 2,480 toneladas (v.21-31).

Quando os hebreus deixaram o Egito, pediram tesouros e objetos de valor aos egípcios (Êxodo 3:22; 12:35-36). também tinham acabado de adquirir riquezas na vitória sobre os amalequitas.

Apesar da supervisão de Moisés, o SENHOR não deixou de também acompanhar o andamento de toda essa obra. A exata correspondência de cada detalhe ensina a lição de que as ordens de Deus devem ser estritamente observadas. Nada do que se ordenou foi negligenciado. Deus desaprova qualquer alteração de Seus mandamentos, qualquer desvio deles seja para a direita ou para a esquerda, qualquer redução ou acréscimo. Sejamos sempre fiéis com Aquele que sempre é fiel.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA