Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.        Salmo 127:1

O Salmo 127 de autoria de Salomão, nos ensina que a obra de edificar será em vão, a menos que seja abençoada por Deus. Também nos mostra sobre a alegria da paternidade. Estes dois assuntos parecem independentes, mas estavam intimamente relacionados na mente do povo hebreu.

1- O ser humano propões, Deus dispõe (v.1-2):

  • Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, a obra dos construtores não passará de frágil cabana; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono, Deus gosta de dar descanso a quem Ele ama.

2- Alegria da paternidade (v.3-5):

  • Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão, o seu generoso legado. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade, de uma juventude cheia de vigor. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava, que tem muitos filhos; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta, seus inimigos não terão chance contra vocês.

Estes textos nos lembram também que a vida não é só trabalho. Fala dos trabalhadores ansiosos, que não tiram proveito da vida. Trabalham de manhã e a tarde e estão tão preocupados com coisas materiais que não desfrutam um sono reparador. Não é assim com os que descansam em calma dependência de Deus. É uma repreensão para aqueles que se inquietam e se preocupam ao invés de confiar em Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA