Esforça-te, pois, e sê homem. Guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, mandamentos, juízos, e testemunhos, como consta na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. I Reis 2:2-3

Em I Reis 2, Davi dá as ultimas orientações para Salomão, e o incentivá a andar sempre nos caminhos do Senhor. Também pediu que:

  • Punisse Joabe pelos seus crimes: a morte de Abner e de Amasa, assassinados friamente;
  • Seja bondoso com os filhos de Barzilai, de Gileade, pois cuidaram bem dele quando fugia de Absalão;
  • Punisse Simei, pelo mal que causou a Davi, inclusive lançando uma maldição sobre ele, quando fugia de Absalão.

Davi morreu e foi sepultado com seus antepassados. Reinou durante 40 anos, sendo 7 em Hebrom e 33 em Jerusalém (v.1-10).

Certo dia, Adonias procurou a Bate-Seba, pedindo que ela intercedesse junto a Salomão para permitir o seu casamento com Abisaque, a jovem que cuidava de Davi. Salomão recebeu muito bem a sua mãe, e quando ela lhe falou do pedido de Adonias, ele disse a sua mãe que o que ela pedia era que ele entregasse o reino, estabelecido por Deus, à Adonias. Lembrou-a que seu irmão era orientado por Joabe e pelo sacerdote Abiatar. Então mandou Benaia matar Adonias (v.11-25).

Chamou o sacerdote Abiatar e o distituiu da função. Em consideração ao que ele havia feito durante o reinado de Davi, não o mataria, mas pela sua cumplicidade com Adonias, deveria ir para sua casa. Colocou Zadoque em seu lugar. Quando Joabe soube do acontecido, correu para o santuário e se agarrou às pontas do altar. Salomão enviou Benaia para executá-lo, mesmo que fosse no santuário, e assim foi feito (v.26-35).

Também chamou a Simei e mandou que não saísse de Jerusalém em hipótese alguma, pois senão seria morto. Por três anos Simei cumpriu a ordem, até que um dia, dois de seus escravos fugiram para Gate, e ele foi buscá-los e os trouxe de volta. Quando Salomão soube do fato, mandou chamá-lo e o relembrou do acordo. Como ele não obedeceu, mandou executá-lo (v.36-46).

Salomão começava um reinado firmemente estabelecido, andando nos caminhos de Davi, inclusive executando aqueles que prejudicaram seu pai.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA