Naquele dia, olhará o homem para o seu Criador; e os seus olhos atentarão para o Santo de Israel. – Isaías 17:7

Em Isaías 17 o profeta fala sobre as ameças que estão diante de Damasco (Síria) e de Efraim (Israel). Também fala sobre um remanescente que abandona a idolatria. O restante é punido por causa da impiedade. Termina falando sobre o pesar dos inimigos de Israel.

Profecias contra Damasco (v.1-3):

“Damasco deixará de ser cidade; e se tornará um monte de ruínas. Suas cidades serão abandonadas; serão entregues aos rebanhos que ali se deitarão, e ninguém os espantará. Efraim (representando os reinos do norte de Israel) deixará de ser uma fortaleza, e Damasco, uma realeza; tudo o que restar da Síria, o remanescente de Arã, terá o mesmo destino que a glória dos israelitas”, anuncia o Senhor dos Exércitos.
Profecias contra Efraim (v.4-14):

“Naquele dia a glória de Jacó se definhará, perderá o seu brilho e a gordura do seu corpo se consumirá. A terra toda será como quando um ceifeiro junta o trigo e colhe as espigas com o braço, como quando se apanham os feixes de trigo no vale de Refaim. Contudo, restarão algumas espigas, alguns poucos de seu povo, como quando se sacode uma oliveira, ficam duas ou três azeitonas nos galhos mais altos e umas quatro ou cinco nos ramos mais produtivos”, anuncia o Senhor, o Deus de Israel.

Naquele dia os homens olharão para aquele que os fez, o seu Criador, e voltarão os olhos para o Santo de Israel. Não olharão para os altares, obra de suas mãos, e não darão a mínima atenção aos postes sagrados e aos altares de incenso que os seus dedos fizeram. Deixarão seus ídolos de lado.

Naquele dia as suas cidades fortes, que tinham sido abandonadas por causa dos israelitas, serão como lugares entregues aos bosques e ao mato. E tudo será desolação.  Porque vocês se esqueceram de Deus, do seu Salvador e não se lembraram da Rocha, da fortaleza de vocês; então vocês cultivarão as melhores plantas, videiras importadas.  No dia em que as semearem as farão crescer, e de manhã florescerão. Contudo, não haverá colheita no dia da tristeza e do mal irremediável. Vocês jamais colherão delas uma uva sequer; sua colheita será apenas tristeza e dor contínua.

Ah! O bramido das numerosas nações; bramam como o mar! Ah, o rugido dos povos; rugem como águas impetuosas! Embora os povos rujam como ondas encapeladas, quando Deus os repreender, fugirão para longe, carregados pelo vento como palha nas colinas, como galhos arrancados pela ventania. Ao cair da tarde, pavor repentino virá sobre Israel! Mas ao amanhecer, já se foram! Esse é o destino dos que nos saqueiam, essa é a parte que caberá aos que roubam.

Israel (10 tribos do norte), aqui representado por Efraim, se uniu a Siria, nos dias do rei Acaz, para tentarem derrotar Judá, e o profeta Isaías já havia predito a derrota de ambos. Ambas sofreriam o mesmo juízo decretado pelo Senhor. Israel seria extinto e Damasco devastada. Mas um remanescente sobreviveria em Israel, assim como as azeitonas na ponta dos ramos mais altos. O remanescente é um grupo que sobrevive a um tempo de punição divina sobre Judá por suas transgressões. Alguns se voltariam para o Senhor. As profecias para o tempo final também apontam que apenas um remanescente dentre o povo de Deus que se voltará para o Senhor. Faça parte deste grupo!

2 COMENTÁRIOS

  1. Desta vez querido irmão devo discordar por é uma profecia aplicada ao reino do norte não tem absolutamente nada com a igreja no mas estava com a Paz de Cristo.

    • Com certeza se trata de uma profecia contra o Israel (reino do Norte). O que eu disse que as profecias para o tempo do fim também falam sobre um remanescente de Deus, apenas alguns serão fieis até o final. O que aconteceu nesta profecia de Isaías para Israel, acontecera com aqueles que deveriam estar seguindo fielmente ao Senhor, mas que vão se afastar de Deus e empunhar a bandeira do inimigo.

      Um forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA