NÚMEROS 25 – MOABE CORROMPE ISRAEL

0
653

O Senhor disse a Moisés: “Prenda todos os chefes do povo e execute-os diante do Senhor em plena luz do dia, para que sua ira ardente se afaste de Israel”. Números 25:4

Em Números 25, Balaão, que havia se retirado para sua casa (24:25), volta a procura de Balaque e sugere que as mulheres de Moabe seduzam os homens de Israel, e os levem a adorar os seus deuses. Com isso, causariam irritação ao Senhor, e Ele tiraria sua proteção de Israel. A sugestão foi aceita pelo rei, que mandou fazer  uma grande festa em honra a seus deuses, e secretamente o próprio Balaão induziu os israelitas a participarem da mesma. Ele era considerado por estes como um profeta de Deus, e por isso teve pouca dificuldade em realizar seu propósito (v.1-3).

Aventuraram-se em terreno proibido e foram enredados na cilada de Satanás. Iludidos pela música e dança, e seduzidos pela beleza das mulheres de Moabe, romperam sua fidelidade para com Jeová (Patriarcas e Profetas, p.478-487).

O Senhor ordenou que prendessem todos os chefes do povo envolvidos com a idolatria, e que fossem executados diante do Senhor, a luz do dia, para que todos vissem o que acontecia com os que blasfemam do nome de Deus (v.4-5).

Ainda um dos líderes desafiou a Deus, levando para sua tenda uma mulher midianita, diante dos olhos de Moisés e de toda a comunidade de Israel. Imediatamente Fineias, filho de Eleazar e neto de Arão, pegou uma lança e os matou. Então cessou a praga, que já matara 24 mil pessoas (v.6-14).

Deus fez uma aliança especial de paz com Fineias por sua fidelidade para com o Senhor. Ele e seus descendentes teriam direito permanente ao serviço sacerdotal (v.10-15).

Cuidado!!! “Os lábios da mulher imoral são doces como mel, e sua boca é mais suave que azeite. No fim, porém, ela é amarga como veneno e afiada como uma espada de dois gumes” (Provérbios 5:3-4).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA