O rei gostou mais de Ester que de qualquer outra moça… pôs a coroa real sobre sua cabeça e a declarou rainha em lugar de Vasti. Ester 2:17

Em Ester 2, Deus tentara trazer o povo de Israel, do exílio para Jerusalém, através do decreto de Ciro, para reconstruir o templo e os muros da cidade. Muitos preferiram continuar em Babilônia, onde estavam bem estabelecidos. Deus tinha um proposito para livrá-los. Mesmo quando Zacarias os advertiu a fugir de Babilônia não deram ouvidos.

Passada a indignação de Assuero, devido ao incidente com Vasti, seus conselheiros sugeriram que se trouxesse moças virgens, de boa aparência e formosas, e a que fosse do agrado do rei, reinaria em lugar de Vasti. O rei concordou  (1-4).

Em Susã havia um judeu, Mordecai, da tribo de Benjamim, deportado com os demais judeus, no tempo de Joaquim, rei de Judá. Ele criara Hadassa (Ester), sua sobrinha e orfã. Ela foi uma das escolhidas para se apresentar perante o rei. Hegai, eunuco do rei, responsável pelo preparo das moças (banhos, cremes, perfumes, vestimentas…), se agradou de Ester, e deu um tratamento diferenciado para ela, em função de sua formosura (v.5-9).

Ester não declarou sua origem judaica, e seu tio acompanhava os preparativos e a orientava sempre. Foram 12 meses de tratamentos de beleza (óleo de mirra, especiarias e perfumes). Então vinham a presença do rei, para que escolhesse a nova rainha, e retornavam a moradia indicada, aguardando ordens do rei para que voltasse, caso fosse a escolhida. Ester alcançou favor de todos quantos a viam. Quando levada perante o rei, este a amou mais do que todas as mulheres. Colocou a coroa real em sua cabeça e a fez rainha (v.10-17).

Para comemorar, o rei deu um grande banquete a todos os nobres e oficiais; em homenagem a Ester. Ela mantinha em segredo sua nacionalidade e sua origem conforme orientação de Mordecai. Certo dia, Mordecai estava de serviço junto a porta do rei, e ouviu sobre uma trama para matar o rei, e a denunciou à rainha Ester, e ela contou ao rei. Foram confirmadas as informações e executados os rebeldes. O fato foi registrado no Livro das Crônicas do rei (v.18-23).

Todos esses fatos colaborariam para o grande livramento do povo judeu, que Deus estava preparando. Ele tem Seus planos, e o homem não tem como mudá-los. Ester e Mordecai teriam uma grande obra pela frente.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA