Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a terra. Jó 19:25

Alguns anos atrás, tive uma conversa muito difícil com duas mulheres decepcionadas com Deus. Eram mãe e filha encarando o drama da morte. A mãe havia perdido o esposo poucos meses antes, e a filha, bem jovem, também havia ficado viúva. Seu esposo, um comerciante bem-sucedido, entrou em uma forte depressão e acabou tirando a própria vida. Um drama difícil de explicar e entender.

Nossa conversa não terminou bem. As duas estavam revoltadas e foram claras: “Não queremos mais saber de Deus. Nossa confiança Nele acabou.” Não foi fácil, mas terminei apenas lhes deixando uma questão para reflexão. Perguntei: Quando vocês estão em um trem, que entra num túnel escuro, como reagem? Pulam fora do vagão ou seguem firme até chegar do outro lado?

Ao passar pelo túnel escuro do sofrimento, Jó decidiu segurar firme na mão de Deus. Esteve no palco do grande conflito entre Cristo e Satanás, e isso, com certeza, não foi fácil. A Bíblia diz que ele era “íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1).

Por que Jó precisou enfrentar tamanha provação? A reputação divina estava em suas mãos; pois, se ele falhasse, as acusações do inimigo triunfariam. De um lado, Deus assumia que Seu servo não falharia; do outro, Satanás insistia que Jó não resistiria. Por que outros filhos fiéis tiveram destinos diferentes? Enoque foi transladado sem ver a morte, Moisés descansou e ressuscitou, Elias foi arrebatado em um carro de fogo. E, no caso de Jó, qual foi o segredo de sua vitória apesar de tanto sofrimento, doença, perda, rejeição e morte na família?

A única resposta é a confiança em Deus. Ela foi muito bem descrita nas palavras que encontrei em um quadro, durante uma visita pastoral. A mensagem dizia: “Meu Deus, não Te entendo, mas confio em Ti.” Não tenha dúvida de que o “Senhor não coloca sobre alguém fardos demasiados para serem carregados. Ele calcula o peso de cada carga antes de permitir que esteja sobre o coração dos que estão trabalhando juntamente com Ele” (Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 297). Em realidade, nossa bendita esperança nos motiva a enfrentar os desafios da vida. Nossa jornada não é fácil, mas a confiança em Deus fortalece nossos passos, orienta nossa direção e nos prepara para o fim do trajeto, quando encontraremos as respostas definitivas para todas as nossas dúvidas. Vale a pena confiar em Deus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA