Fez ele o que era reto perante o SENHOR, ainda que não como Davi, seu pai; fez, porém, segundo tudo o que fizera Joás, seu pai. II Reis 14:3
 
Em II Reis 14, Amazias começou a reinar sobre Judá, com 25 anos de idade, e reinou por 29 anos em Jerusalém. Andou nos caminhos do SENHOR, até derrotar os edomitas. Aqui aconteceram duas coisas que desviaram o foco de Amazias:
      Trouxe os ídolos dos edomitas, adorou-os e queimou incenso e a ira do          SENHOR se acendeu contra ele (II Cronicas 25:14-15);
     Seu coração se ensoberbeceu, e ele lançou um desafio a Jeoás, rei de       
     Israel, para que seus exércitos medissem forças, e apesar Jeoás o ter   
     alertado para que não fizessem isso,contando um história sobre o     
    espinheiro, ele saiu para lutar contra Israel. Isso vinha de Deus, pois 
    Amazias passou a adorar aos deuses edomitas, cujos exércitos ele havia
    derrotado (II Cronicas 25:20) (v.1-10).
 
Sua derrota foi humilhante, acabou sendo preso por Jeoás, que além de derrubar 180 metros dos muros de Jerusalém, saqueou a cidade, levando todo ouro, prata e os utensílios da Casa do SENHOR, e trouxe reféns com ele. Amazias tinha tudo para dar certo, mas os ídolos edomitas tomaram o lugar de Deus, e sem Deus, a derrota é certa (v.11-14).
 
O imprudente desafio a Jeoás, a derrota desastrosa, a humilhação ligada à destruição de grande parte do muro de Jerusalém, a apreensão dos reféns e a perda dos tesouros do templo e do palácio foram fatos que contribuíram para despertar o ódio do povo contra o governante. Amazias fugiu para Laquis, mas enviaram homens até esse local e o mataram. Ele foi enterrado em Jerusalém, e seu filho Uzias, com 16 anos, governou em seu lugar (v.17-22).
Triste fim para um rei que começou andando nos caminhos de Deus. Precisamos estar atentos as nossas escolhas para não incorrer nos mesmos erros de Amazias, e atrair a ira do SENHOR contra nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA