Nero era o imperador de Roma (54-68 d.C) quando Paulo escreveu estas palavras. Ele perseguiu os cristãos e, por fim, executou o apóstolo. Paulo fala sobre a resistência desnecessária ao governo. Seu desejo é que os cristãos sejam vistos pelo mundo, tanto quanto possível, como cidadãos submissos à lei, amantes da paz e benéficos à sociedade.

OBEDIÊNCIA ÁS AUTORIDADES: Devemos nos sujeitar às autoridades, pois não há autoridade que não venha de Deus; Ele as estabeleceu. Ao nos rebelarmos contra as autoridades estamos nos colocando contra o que Deus instituiu, e assim trazemos condenação sobre nós mesmos. O fato de que Deus tenha os estabelecido indica que eles estão obrigados a prestar contas a Ele. Suas decisões não podem contradizer a vontade de Deus. Quando esses governantes impõem leis contrárias à vontade de Deus, então devemos obedecer a Deus e não a autoridade civil. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

Os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Se queremos viver sem medo da autoridade, devemos praticar o bem, e ela nos enaltecerá. Mas se praticarmos então devemos temer as consequências de nossas escolhas. Ela é serva de Deus para punir quem pratica o mal.

É necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas pela possível punição, mas também por questão de consciência. É por isso pagamos impostos, pois as autoridades estão a serviço de Deus. Dêem a cada um o que lhe é devido: impostos, tributos, temor, e honra.

O AMOR AO PRÓXIMO E O FIM DOS TEMPOS: Não devamos nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Os mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Ele é o cumprimento da lei.

Devemos fazer isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia. Nada de orgias, bebedeiras, imoralidades sexual, depravação, desavença e inveja. Revistamo-nos do Senhor Jesus Cristo, e não busquemos os desejos da carne.

Nós fomos escolhidos por Deus para dar bons frutos, que permaneçam (João 15:16). Não podemos copiar o mundo. Nosso modelo é Cristo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA