Se os teus filhos guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os seus filhos se assentarão para sempre no teu trono. – Salmo 132:12

O Salmo 132 é uma canção que comemora o desejo de Davi de edificar uma casa de adoração e as graciosas promessas do Senhor ao rei pastor.

1- A promessa de Davi (v.1-5):

  • Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições, seus problemas. Como jurou ao Senhor, e fez votos ao poderoso Deus de Jacó, dizendo: Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama, Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, nem tirarei um cochilo, enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada, uma casa para o poderoso Deus de Jacó.

2- Convite a Deus para vir à sua nova morada entre os homens (v.6-10):

  • Ouvimos dizes que a arca estava em Efrata, e a achamos nos campos de Jaar. Nós gritamos: “Vamos ao santuário do Senhor; adoremos diante de seu trono!” (v.6-7);
  • Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, desfruta de tua nova casa de descanso, tu e a arca da tua força, da tua aliança. Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos, prontos para cantar em teu louvor. Por amor de Davi, teu servo, não rejeites aquele que ungiste.

3- A resposta de Deus (v.11-18):

  • O Senhor fez um juramento solene a Davi, e prometeu jamais voltar atrás: “Colocarei em seu trono um de seus descendentes. Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes ensinar, sua linhagem real continuará para todo o sempre”;
  • Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo: “Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei. Abençoarei abundantemente o seu mantimento, derramarei bênçãos sobre os peregrinos que vierem aqui; fartarei de pão os seus necessitados, será um banquete aos famintos. Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer, cantarão com a alma. Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido. Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa”.

As promessas feitas à Davi, da parte de Deus, eram condicionais à obediência. Deus não permitiu que Davi construísse o Seu templo, mas deu a alegria a Davi de ver Salomão assumir o reinado e poder construir o templo do Senhor. Davi amava a Deus, e não descansou enquanto não concluiu todos os preparativos para a construção do templo. Deus amava a Davi e o recompensou com muitas vitórias e bênçãos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA