O cinema americano tem um longo histórico de produções onde o preconceito racial (e social) é explorado, fruto do histórico de discriminação que moldou a sociedade dos Estados Unidos nos últimos séculos.

Baseado em uma história real, o longa-metragem acompanha a saga de Eugene Brown (Cuba Gooding Jr.), um ex-presidiário recentemente solto que precisa encontrar um emprego para se manter. Sem alternativas, ele aceita o baixo salário oferecido para trabalhar como faxineiro em uma escola barra pesada. Quando uma professora, temendo as ameaças feitas pelos alunos, sai dali correndo, Eugene cai de pára-quedas na turma, inicialmente como monitor temporário.

O filme segue a mesma linha de Ao Mestre com Carinho, onde um professor idealista chega a uma turma problemática e implementa ali uma nova metodologia de trabalho que acaba conquistando ao menos parte dos alunos. Como no tempo de prisão, Eugene, se dedicou bastante ao jogo de xadrez, ele resolve estimular os alunos, adolescentes e jovens problemáticos, envolvidos com drogas a aprenderem a jogar xadrez, uma atividade que obrigado os jogadores a pensar bem, antes de fazer suas jogadas. Assim, os que aderiram ao jogo de xadrez, aprenderam a pensar bem antes de agir, medindo as consequências de suas escolhas.

Eu gostei do enredo do filme, pois a experiência de Eugene, e seus ensinamentos de xadrez, fazem com que esses jovens repensem a vida, e busquem outros caminhos para longe das drogas. Um deles se destaca no xadrez, e derrota todos os seus adversários em um torneio estadual, e, na final, é derrotado pelo campeão, mas não sem lhe dar muito trabalho.

No site do verdadeiro Eugene, que inspirou o filme, é possível conhecer mais sobre seu projeto, além de formas de ajudá-los e claro, conhecer mais sobre a própria vida de Eugene, que até hoje segue mudando vidas de diversos jovens pelo país, por meio do xadrez. Após cumprir sua pena, Eugene decidiu dedicar seu talento adquirido para educar e inspirar outros jovens. Ele fundou o “Big Chair Chess Club”, um clube que realiza atividades sociais em Washington, indo além do que é retratado no filme, onde Cuba Gooding Jr. ensina adolescentes mais velhos. A instrução de Eugene é voltada também para crianças a partir dos 6 anos.

Jogada de Rei rapidamente figurou entre um dos conteúdos em alta na Netflix e não a toa, pois o filme uma história de mudança e superação sem igual, que inspirou e ainda insira milhares de pessoas ao redor do mundo.

Vale a pena assistir. Eu o considero muito bom e recomendo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA