O Senhor é justo, pois eu me rebelei contra a sua ordem. Ouçam, todos os povos; olhem para o meu sofrimento. Meus jovens e minhas moças foram para o exílio.  Lamentações 1:18

Em Lamentações 1, Jeremias chora pelo miserável estado de Jerusalém, devido ao pecado. A nação se queixa de sua dor e confessa que o juízo de Deus é justo. Este livro de Lamentações é um livro acróstico, onde cada versículo se inicia com uma letra hebraica diferente, organizado em ordem alfabética.

Tristeza em Jerusalém (v.1-4):
A cidade que antes era cheia de gente agora está deserta. Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! Antes era rainha de toda a terra, agora é escrava. Chora amargamente à noite, as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola. Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.
Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero.  As estradas para Sião estão de luto, ninguém comparece às suas festas. Os portões da cidade estão em silêncio, seus sacerdotes gemem, suas moças choram. Ela se encontra em angústia profunda.
Despojada da majestade (v.5-10):
Seus adversários se tornaram os seus senhores; seus inimigos estão tranquilos. O Senhor castigou Jerusalém por seus muitos pecados. Seus filhos foram levados ao exílio. Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças famintas que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor.
Em meio à sua tristeza e às suas andanças, Jerusalém se lembra de seu antigo esplendor. Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo, ninguém veio ajudá-la. Seus inimigos olharam para ela e zombaram da sua queda.  Jerusalém pecou terrivelmente; por isso foi jogada fora como trapo imundo. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles.
Sua impureza prende-se às suas saias; ela não esperava que chegaria o seu fim. Sua queda foi surpreendente; ninguém veio consolá-la. “Olha, Senhor, para a minha aflição, pois o inimigo triunfou.” O inimigo a saqueou e levou seus valiosos bens. Ela viu nações pagãs  (amonitas e moabitas) entrarem em seu santuário, o lugar que o Senhor os proibira de entrar.
A angustia de Jerusalém (v.11-17):
 Todo o seu povo se lamenta enquanto vai em busca de pão; trocam tesouros por comida para sobreviver. Olha, Senhor, e considera, como tenho sido desprezada. Isso nada significa para vocês que passam por mim? Olhem ao redor e vejam se há sofrimento igual ao meu, e que o Senhor trouxe sobre mim no dia em que se acendeu a sua ira. Do céu enviou fogo que me queima os ossos. Armou uma rede para os meus pés e me derrubou de costas. Deixou-me desolada, e desfalecida o dia todo por uma doença.
Os meus pecados foram amarrados num jugo; suas mãos os ataram todos juntos, e os colocaram em meu pescoço; o Senhor abateu a minha força. Ele me entregou àqueles que não consigo vencer. O Senhor dispersou todos os guerreiros que me apoiavam; convocou um exército contra mim para destruir os meus jovens. O Senhor pisou no seu lagar a virgem, a cidade de Judá.
É por isso que eu choro; as lágrimas inundam os meus olhos. Ninguém está por perto para consolar-me, para restaurar o meu espírito. Meus filhos estão desamparados porque o inimigo prevaleceu. Suplicante, Sião estende as mãos, mas não há quem a console. O Senhor decretou que os vizinhos de Jacó se tornem seus adversários; Jerusalém tornou-se coisa imunda entre eles.
O Senhor é justo (v.18-22):
O Senhor é justo, pois me rebelei contra a sua ordem. Ouçam, todos os povos; olhem para o meu sofrimento. Meus jovens e minhas moças foram para o exílio. Chamei os meus aliados, mas eles me traíram. Meus sacerdotes e meus líderes pereceram na cidade, enquanto procuravam comida para sobreviver.
Senhor, vê minha angustia! Estou atormentada no íntimo, e no meu coração me perturbo pois tenho sido muito rebelde. Na rua a espada mata; em casa só há morte. Os meus lamentos têm sido ouvidos, mas ninguém me consola. Os meus inimigos sabem da minha agonia; e se alegram com o que fizeste. Quem dera trouxesses o dia que anunciaste para que eles ficassem como eu! Que toda a maldade deles seja conhecida diante de ti; faze com eles o que fizeste comigo por causa de todos os meus pecados. Os meus gemidos são muitos e o meu coração desfalece.

O povo judeu acompanhou a destruição de Jerusalém e foi levado para o cativeiro. Reconheceram que tudo isso ocorreu devido a sua transgressão aos ensinamentos de Deus. Reconheceram a justiça de Deus. O lamento é proferido, não em atitude de autopiedade, mas para mostrar o profundo remorso que sobrevem a alguém que percebe a imensidão de seu fracasso diante de um Deus justo. Todo que Ele faz está correto, e Sua lei é o padrão de justiça.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA