Por que vocês vivem em casas luxuosas enquanto minha casa continua em ruínas?… Seus salários desaparecem como se vocês os colocassem em bolsos furados. Ageu 1:4-6

Em Ageu 1, o profeta, inspirado por Deus, chama a atenção do povo devido a acomodação que eles estavam vivendo, pois construíam suas casas, faziam suas plantações, mas achavam que ainda não era tempo de reconstruir a Casa de Deus, em Jerusalém.

Chamado para reconstruir o templo (v.1-11):
Em 29/8 do segundo ano do reinado de Dario, o Senhor transmitiu esta mensagem por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: ‘Ainda não chegou a hora de reconstruir a casa do Senhor’”.
Então o Senhor enviou esta mensagem por meio do profeta Ageu:
“Por que vocês vivem em casas luxuosas enquanto minha casa continua em ruínas? Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês! Plantam muito, mas colhem pouco. Comem, mas não se saciam. Bebem, mas ainda têm sede. Vestem-se, mas não se aquecem. Seus salários desaparecem como se vocês os colocassem em bolsos furados.

Agora, subam as colinas, tragam madeira e reconstruam minha casa. Então me alegrarei nela e serei honrado, diz o Senhor. Vocês esperavam colheitas fartas, mas elas foram escassas. E, quando trouxeram esse pouco para casa, eu o fiz desaparecer com um sopro. Por quê? Porque minha casa continua em ruínas, diz o Senhor, enquanto vocês estão ocupados construindo suas casas. É por causa de vocês que os céus retêm o orvalho e a terra não produz colheitas.
Enviei uma seca sobre seus campos e sobre as colinas, uma seca que fará murchar o trigo, as uvas, as azeitonas e todas as suas plantações, que fará vocês e seus animais passarem fome e destruirá tudo que vocês trabalharam para conseguir”.
Obediência ao chamado de Deus (v.12-15):
Então Zorobabel e o sumo sacerdote Josué e todo o remanescente do povo obedeceram à mensagem do Senhor, seu Deus. Quando o povo ouviu as palavras do profeta Ageu, que o Senhor tinha enviado, temeu o Senhor. Então Ageu, o mensageiro do Senhor, transmitiu ao povo esta mensagem do Senhor: “Estou com vocês, diz o Senhor!”. E o Senhor deu ânimo ao governador Zorobabel, e ao sumo sacerdote Josué, e a todo o remanescente do povo. Começaram a trabalhar na casa de seu Deus, o Senhor dos Exércitos, em 21/9 do segundo ano do reinado de Dario.

Deus precisou dar uma sacudida no povo para que despertassem de sua letargia e começassem a obra de reconstrução de Jerusalém, mas, principalmente do templo de Deus. Muitas vezes Deus permite situações adversas em nossa vida, para nos despertar e partir para a ação sob a Sua direção.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA