Quando os sacerdotes fizerem soar um toque longo, todo o povo dará um forte grito de guerra. Então cairá o mudo da cidade e o povo atacará, cada um do ponto onde estiver. – Josué 6:5

Em Josué 6, lemos sobre o cerco de Jericó, e a salvação de Raabe e sua família. O povo de Jericó estava trancado dentro da cidade, e ninguém podia entrar ou sair, pois esperavam o ataque israelita a qualquer momento. Deus orientou a Josué sobre a forma como seria feito o ataque. A disposição dos soldados a frente dos sete sacerdotes que tocavam suas trombetas de chifre de carneiro, depois os sacerdotes que levavam a arca da aliança, e os demais soldados atrás. Marchariam ao redor da cidade por seis dias, mas ainda não a atacariam (v.1-5).

Josué transmitiu as orientações de Deus a todo o povo. Os instruiu a separar para Deus, todo ouro, prata, bronze e ferro que fosse achados na cidade, e leva-los para o seu tesouro. Também deveriam preservar a vida de Raabe e familiares que estivessem em sua casa (v.6-19).

Ao sétimo dia, os israelitas se levantaram ao amanhecer, e marcharam ao redor da cidade por sete vezes. Na sétima vez, os sacerdotes tocaram suas trombetas com um toque mais longo, e Josué ordenou ao povo: “Gritem! O Senhor lhes entregou a cidade!”, e eles gritaram com toda a força, e o muro de Jericó veio abaixo. Destruíram completamente tudo o que havia dentro dela, menos Raabe e sua família, que Josué havia orientado os dois espias a levá-los em segurança para fora do acampamento de Israel (v.20-25).

Todos os demais moradores da cidade e seus animais foram mortos. Josué ainda lançou uma maldição sobre quem tentasse reconstruir Jericó. Assim, o Senhor estava com Josué, e sua fama se espalhou por toda a terra (v.26-27).

Por mais forte que pareça ser o inimigo, ele será destruído diante do Senhor. Nada pode subsistir ao Seu poder.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA