Que minha alma espere em silêncio diante de Deus, pois nele está minha esperança… Ele é a minha rocha e minha salvação, minha fortaleza onde não serei abalado. Salmo 62:5-6

O Salmo 62 aconselha a confiar em Deus plenamente, não importa que tipo de prova estejamos enfrentando, pois não há ajuda humana substancial. É uma magnífica expressão da fé vitoriosas do salmista em Deus.

– Confiança plena em Deus (v.1-2):

  • Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dEle vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha, e a minha salvação, minha fortaleza onde jamais serei abalado.

– Tentativas do inimigo (v.3-4):

  • Todos tentam me matar, para eles não passo de um muro inclinado prestes a cair;
  • Querem me derrubar de minha posição elevada; tem prazer na mentira. Diante de mim, me elogiam; mas, no coração me amaldiçoam.

– Deus é o meu refúgio (v.5-8):

  • Somente em Deus a minha alma espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado;
  • Minha vitória e minha honra vêm somente de Deus; Ele é o meu refúgio, uma rocha segura;
  • Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.

– Apelo aos homens vaidosos que confiam nas riquezas (v.9-10):

  • Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos  são mais leves que a vaidade. Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração.

– Certeza da vitória em Deus (v.11-12):

  • Deus falou claramente, e eu ouvi várias vezes: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.

O salmo termina com uma premissa universal. Quando o ser humano é recompensado por fazer o bem, essa recompensa procede da misericórdia de Deus, pois ninguém merece por si mesmo recompensa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA