O cordeiro será sem defeito, macho de uma ano… há de ser comido numa só casa… nem lhe quebrareis osso nenhum.  Êxodo 12:5, 46

A primeira Páscoa (V.1-28):

Em Êxodo 12, O Senhor dá algumas orientações quanto a instituição da Páscoa e da saída do povo do Egito para Canaã.
Mudança no calendário: “Este será o 1o. mês do ano para vocês”. O primeiro mês do ano, era Abibe ou Nisã, nome adotado após o cativeiro babilônico, corresponde a abril, e significa “mês das espigas”.
Procedimentos para a Páscoa: No 10o. dia do mês todo homem deverá separar um cordeiro ou cabrito, um por família. Se a família for pequena, devem dividir com seu vizinho mais próximo. O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito. Este substituía o primogênito.
No 14o. dia desse mês, deveria ser sacrificado ao pôr-do-sol. “Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas” (indicaria as casas que o anjo passaria direto). Nessa noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento (fermento = impureza, corrupção…).  Queimem o que restar do alimento.
Deverão comer  prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Esta é a Páscoa do Senhor. Nessa mesma noite Deus mataria os  primogênitos egípcios, tanto dos homens como dos animais.
Este dia será um memorial para o povo e seus descendentes. Devem  celebrar como festa ao Senhor, como decreto perpétuo. No 1o mês comam pão sem fermento, desde o entardecer do 14o dia até o entardecer do 21o. Quem comer qualquer coisa fermentada nesse período, será eliminado de Israel.
Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. Antes de partirem queimem os ossos do cordeiro, e terminem a refeição o mais rápido possível. Esta era a primeira celebração da Páscoa.
Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu, celebrem essa cerimônia.  Quando os seus filhos lhes perguntarem: “O que significa isto?”, respondam-lhes: “É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios”. Então o povo curvou-se em adoração.  Os israelitas fizeram tudo conforme o Senhor ordenara.
Ultima praga: A morte dos primogênitos (v.29-36):
À meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, até o filho do prisioneiro que estava no calabouço, e todas as primeiras crias do gado. No meio da noite o faraó, e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não houvesse morto.
Faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo! Vão prestar culto ao Senhor. Levem os seus rebanhos, e abençoem a mim também”. Eles  foram pressionados para saírem rapidamente do país, se não: “Todos morreremos!”
Os israelitas levaram a massa de pão sem fermento nos ombros. Antes,  pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, e roupas. O Senhor tocou no coração dos egípcios de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios.
A saída dos israelitas do Egito (v.37-42):
Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de 600.000 homens (apenas os homens com mais de 20 anos), além de mulheres e crianças. Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, de bois, ovelhas e cabras.
No dia em que se completaram 430 anos, (desde o chamado de Abraão para deixar Harã até a descida de Jacó ao Egito, 215 anos depois, e mais 215 anos desde a chegada de Jacó e o êxodo), Deus libertou seu povo.  Essa é a noite do Senhor e deverá ser celebrada por todos os israelitas, por todas as suas gerações.
Mais instruções para a Páscoa (v.43-51):
Quanto a Páscoa: Nenhum estrangei­ro poderá comê-la. O estrangeiro só poderia participar se fosse circuncidado.Nenhum incircunciso poderá participar. Comerão em suas casas e não levarão nenhum pedaço de carne para fora da casa, nem quebrarão nenhum osso. Todo Israel celebrara a Páscoa.
No mesmo dia em que Moisés anunciou a ultima praga sobre os egípcios, foi instituída a Pascoa, já preparados para saírem do Egito Teriam muito a comemorar, mas havia toda uma simbologia por trás do evento. O cordeiro simbolizava Cristo, por isso deveria ser sem defeito, e sem osso quebrado. Assim como libertou o povo judeu da escravidão no Egito, nos liberta do pecado, ao aceitarmos o Seu sacrifício. Deus cumpre Suas promessas, podem demorar um pouco, mas com certeza se cumprirão.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA