Você tem sido mais rebelde do que as nações ao seu redor e não agiu segundo os meus decretos nem obedeceu às minhas leis. Você nem mesmo alcançou os padrões das nações ao seu redor.  Ezequiel 5:7

Em Ezequiel 5, por meio do símbolo do cabelo, é mostrado a Jerusalém o juízo que, por sua rebelião, lhe sobreviria, pela fome espada e dispersão.

Sinal do julgamento vindouro (V.1-4):
“Filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha para rapar a cabeça e a barba (era ilícito a um sacerdote rapar a cabeça ou a barba). Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo. Coloque uma terça parte no meio do desenho de Jerusalém e, depois de encenar o cerco à cidade, queime o cabelo ali. Pegue um terço e corte-o com a espada ao redor da cidade. E espalhe um terço ao vento. Porque eu os perseguirei com espada desembainhada. Mas apanhe umas poucas mechas de cabelo e esconda-as nas dobras de sua roupa (proteção limitada). E destas ainda, pegue algumas e atire-as ao fogo, para que se queimem. Dali um fogo se espalhará por todo Israel.
Apenas ilustração (v.5-10):
Assim diz o Senhor: “Esta é uma ilustração do que acontecerá a Jerusalém, que pus no meio dos povos, com nações ao seu redor (posição estratégica para evangelizar os vizinhos). Contudo, em sua maldade, ela se revoltou contra as minhas leis e contra os meus decretos mais do que os povos e as nações ao seu redor. Rejeitou as minhas leis e não agiu segundo os meus decretos”.
Assim diz o Senhor: “Você são mais rebelde do que as nações ao redor e não agiu segundo os meus decretos e leis. Você nem mesmo alcançou os padrões das nações ao seu redor. Por isso diz o Soberano ­Senhor: ‘Eu estou contra você, e lhe infligirei castigo à vista das nações. Por causa de todos os seus ídolos detestáveis, farei com você ­o que nunca fiz nem jamais voltarei a fazer. Por isso, entre vocês sucederá que os pais comerão os próprios filhos, e os filhos comerão os seus pais. Castigarei você e dispersarei aos quatro ventos os seus sobreviventes'”.
Destruição completa (v.11-17):
Assim diz o Senhor: “Tão certo como vivo (ocorre 14 vezes em Ezequiel), por ter contaminado meu santuário com suas imagens detestáveis e  práticas repugnantes, retirarei a minha bênção. Não olharei com piedade para você e não a pouparei. 1/3 do povo morrerá de peste ou de fome dentro de seus muros; 1/3 cairá à espada fora da cidade; e 1/3 dispersarei aos ventos e perseguirei com a espada em punho. Então a minha ira cessará, diminuirá a minha indignação contra eles, e serei vingado. E, quando tiver esgotado a minha ira sobre eles, saberão que eu, o Senhor, falei segundo o meu zelo”.
“Farei de você uma ruína e a tornarei desprezível entre as nações ao seu redor, à vista de todos quantos passarem por você. Você será objeto de desprezo e de escárnio, e servirá de advertência e de causa de pavor às nações ao redor, quando eu castigar você com ira, indignação e violência”. Eu, o Senhor, falei.
“Farei chover sobre você as flechas mortais da fome, para destruí-la. Aumentarei a sua fome até que desapareça todo suprimento. Enviarei contra você a fome e animais selvagens, que acabarão com os seus filhos. A peste e o derramamento de sangue a alcançarão, e trarei a espada contra você”. Eu, o Senhor, falei.

Depois de muitas advertências para que o povo se voltasse para Ele enquanto era tempo, agora o Senhor fala sobre o que vai acontecer ao povo de Judá, as pragas e a fome que viriam contra eles, além da espada do inimigo. Ezequiel representa o que ocorreria através do corte do cabelo e da barba com uma espada substituindo a navalha. Era uma forma do povo enxergar a desgraça iminente sobre eles. Infelizmente, os constantes apelos de Deus não tiveram efeito e Ele teria que fazer algo que não queria fazer. O mesmo ocorrerá no tempo final com aqueles que não dão ouvidos a Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA