Levou Esaú suas mulheres, filhos, servos, seu rebanho, e toda propriedade, tudo que havia adquirido na terra de Canaã; e se foi para outra terra, apartando-se de Jacó, seu irmão. Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos. Gênesis 36:6-7

Esaú muda para o monte Seir (v.1-8):
Gênesis 36 nos fala sobre Esaú (Edom) e sua família. Ele casou-se com mulheres de Canaã: Ada, hitita, Oolibama, heveu, e com Basemate, filha de Ismael. Ada deu a Esaú um filho chamado Elifaz; Basemate deu-lhe Reuel; Ooli­bama deu-lhe Jeús, Jalão e Corá. Esses foram os filhos de Esaú que lhe nasceram em Canaã.
Esaú tomou toda sua família, servos, rebanhos, e todos os bens adquiridos em Canaã, e foi para a região do monte Seir. Ele tinha tantas posses, que não era possível morar junto com Jacó.
Descendência de Esaú (v.9-30):
Esaú foi o pai dos edomitas, nos montes de Seir. Estes são os descendentes de Esaú cujos netos e os filhos de Oolibama se tornaram príncipes:
  • Os filhos de Elifaz: Temã, Omar, Zefô, Gaetã, Corá e Quenaz. Com sua concubina Timna, teve Amaleque (que deu origem aos amalequitas). Foram esses os netos de Esaú com Ada;
  • Os filhos de Reuel: Naate, Zerá, Samá e Mizá. Foram esses os netos de Esaú com Basemate;
  • Os filhos de Oolibama com Esaú foram: Jeús, Jalão e Corá.
Os filhos de Seir, o horeu: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, Disom, Ézer e Disã, habitavam nessa região e foram chefes dos horeus no território de Edom.
Reis de Edom (v.31-43):
Estes foram os reis que reinaram no território de Edom antes de haver rei entre os israelitas:

Belá, filho de Beor, reinou em Edom. Quando morreu, foi sucedido por Jobabe, filho de Zerá. Husã, da terra dos temanitas, foi o seu sucessor. Hadade, filho de Bedade, que tinha derrotado os midianitas na terra de Moabe, foi o seu sucessor. Samlá de Masreca foi o seu sucessor. Saul, de Reobote, próxima ao Eufrates, foi o seu sucessor. Baal-Hanã, filho de Acbor, foi o seu sucessor. Hadade foi o seu sucessor. Sua cidade chamava-se Paú, e o nome de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, neta de Mezaabe.

Apesar de não ter recebido as bençãos da primogenitura, Esaú foi pai de uma grande nação, os Edomitas. Os edomitas e os amalequitas, de sua descendência, trouxeram muitos transtornos para Israel. Eles foram pioneiros em terem reis, bem antes de Israel, e podem até ter influenciado aos israelitas a quererem ter um rei sobre eles. Os planos de Deus nem sempre batem com os nossos planos, e nem sempre estamos atentos para cumpri-los em nossas vidas, por que nossa atenção está focada em outras coisas. Esaú poderia ter sido uma benção nas mãos de Deus, mas preferiu seguir seus próprios caminhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA