Disse Jacó à sua família e aos que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes. – Gênesis 35:2

O retorno de Jacó a Betel (v.1-15):
Em Gênesis 35, Deus diz a Jacó para “subir à Betel e se estabelecer lá, e  fazer um altar ao Senhor”. Jacó orienta a todos: “se livrem dos deuses estrangeiros que estão com vocês, e se purifiquem e troquem suas vestes”, pois iriam para Betel, onde adorariam  ao Senhor.
Lhe entregaram todos os idolos e adornos, e Jacó os enterrou junto de uma grande árvore, em Siquém.  O terror de Deus caiu de tal maneira sobre as cidades ao redor que ninguém ousou perseguir os filhos de Jacó. Deus o instruiu a como proceder para proteger sua família, mas deveriam se livrar dos ídolos, inclusive o que Raquel roubara de seu pai. Ali construiu um altar e o chamou de El-Betel (Deus de Betel), porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia de Esaú.
Débora, ama de Rebeca, morreu com cerca de 150 anos e foi sepultada debaixo do Carvalho Alom-Bacute (Carvalho do Choro).
Vindo Jacó de Padã-Arã, Deus lhe apareceu novamente e o abençoou, confirmando as bênçãos sobre a posse dessa terra. Jacó levantou uma coluna de pedra aonde Deus lhe falara e deu o nome de Betel (Casa de Deus).
A morte de Raquel e Isaque (v.16-20):
Partiram de Betel, e próximo a Efrata, Raquel começou o trabalho de parto com muito sofrimento e a parteira lhe disse: “Não temas, você ainda terá este filho”. Nasceu a criança e em um ultimo suspiro Raquel lhe deu o nome de Benoni (Filho da minha destra). Raquel foi sepultada junto do caminho de Efrata (Belém). Sobre a sua sepultura Jacó levantou uma coluna, que até hoje marca o túmulo de Raquel. Ela dissera a Jacó: “Dá-me filhos, senão morrerei” (Gên. 30:1), e ela teve o filho e morreu.
Os descendentes de Jacó (v.21-29):
Israel partiu e armou acampamento adiante de Migdal-Éder (Torre do Rebanho). Nessa época Rúben deitou-se com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso. Jacó teve doze filhos:
  • com Lia: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;
  • com Raquel: José e Benjamim;
  • com Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
  • com Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser.

Isaque morreu aos 180 anos, e Esaú e Jacó o sepultaram. Jacó estava com  120 anos nessa época.

Jacó parecia gostar do lugar onde morava, e se esquecera da promessa feita a Deus, 20 anos antes (Gênesis 28:20-22). Era hora de levantar o acampamento e partir para as terras de seu pai Isaque. Mas, precisavam “lançar fora os deuses estranhos”, e seguirem apenas ao Deus verdadeiro. Precisavam ser “purificados e mudar as vestes”, demonstrando que desejavam ser novas criaturas na presença do Criador.
Para que Deus opere em liberdade em nossa vida, é necessário que nos desfaçamos de todos os deuses que interferem em nosso relacionamento com Ele. Em breve todos compareceremos diante do Senhor, uns para a vida eterna, e outros para a destruição eterna. Deus vai separar os cabritos das ovelhas (Mateus 25:32, 33, 41). De que lado você quer estar, a esquerda com os cabritos, ou a direita com as ovelhas?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA