Diná, filha de Lia com Jacó, saiu para ver as filhas da terra.       Gênesis 34:1

Gênesis 34,  começa com uma cena de abuso sexual. Diná, a filha de Jacó, saiu para conhecer as outra jovens da região.  Siquém, filho do governador Hamor, viu-a, tomou-a e a violentou. Mas o seu coração foi atraído por Diná, e ele a amou e falou-lhe com ternura. Siquém disse a seu pai: “Quero casar-me com Diná”. (v.1-4) 
Diná deveria ter em torno de 15 anos. Queria conhecer os hábitos e costumes dos moradores locais e teve uma decepção: “As más companhias corrompem os bons costumes” (I Corintios 15:33).
Jacó, ao saber o que ocorrerá com Diná, esperou seus filhos retornarem, pois cuidavam dos rebanhos. Hamor e Siquém, foram conversar com Jacó. Quando os filhos de Jacó chegaram, ficaram tristes e irados (v.5-7). Diná ficou na casa de Siquém, enquanto eles foram conversar com Jacó e seus filhos.
Então disse Hamor: “Meu filho quer se casar com Diná. Permitam que ela  seja sua mulher. Podemos estreitar os nossos laços. Estabeleçam-se entre nós, façam comércio e adquiram propriedades. Concedam-me este favor, e eu lhes darei o que pedirem (v.8-12) A proposta parecia bem atrativa aos olhos de quem só pensa em si, mas não era o caso de Jacó e seus filhos.
Os filhos de Jacó responderam com falsidade a Siquém e a Hamor: “Não podemos entregar nossa irmã a um homem incircunciso. Seria uma vergonha para nós. Se todos os habitantes, do sexo masculino, se circuncidarem, então poderemos dar as nossas filhas e casar-nos com as suas. Mas se não aceitarem circuncidar-se, tomaremos nossa irmã e partiremos (v.13-17). Jacó não poderia aceitar a proposta de Hamor,  pois violaria as orientações de Deus. Mas, seus filhos tinham intenção de vingança.
Hamor e Siquém aceitaram a proposta e dirigiram-se aos líderes da cidade, e disseram: “Esses homens são de paz. Permitamos que eles habitem em nossa terra e façam comércio entre nós. Poderemos casar com suas filhas, e eles com as nossas.  Mas, todos os nossos homens devem ser circuncidados, como eles”. Todos concordaram e todos foram circuncidados (v.18-24). 
Três dias depois, quando ainda sofriam dores, Simeão e Levi, irmãos de Diná, pegaram suas espadas e atacaram a cidade desprevenida, matando todos os homens. Levaram Diná para casa e partiram. Os outros filhos de Jacó saquearam a cidade. Levaram tudo o que havia na cidade e no campo, inclusive as mulheres e as crianças (v.25-29). Este massacre demonstra como um pecado leva a outro.
Disse Jacó a Simeão e a Levi: “Vocês me puseram em apuros, atraindo sobre mim o ódio dos habitantes da região. Somos poucos, e se eles juntarem suas forças e nos atacarem, seremos destruídos”. Eles responderam: “Trataram nossa irmã como prostituta” (v.30-31). Jacó ficou triste com a situação. Simeão e Levi perderam, como Rúben, o direito de primogenitura que de outra forma poderiam ter desfrutado.
Diná, uma adolescente de 15 anos, foi conhecer a cidade, sem a companhia de seus irmãos, como era o hábito na cultura judaica, foi abusada sexualmente, e seus irmãos a vingaram matando todos os homens de Siquém. Sua “independência insensata” custou muito caro para ela e sua família. Como podemos evitar muitos problemas obedecendo as orientações de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA