Se eu tivesse fome, não lhes diria, pois meu é o mundo inteiro e tudo que nele há. Salmo 50:12

A declaração de Samuel à Saul, “o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (I Samuel 15:22), pode ser considerada o tema do Salmo 50. O cântico é didático e tem grande valor. Descreve um julgamento (pode ser o juízo final), e traz uma repreensão para o adorador que segue a cerimônia religiosa, mas não é sincero de coração.

1. Introdução (v.1-6):

  • Deus convoca toda a terra, desde o Levante até ao Poente, e do monte Sião, Ele resplandece. Vem e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador;
  • Convoca os céus e a terra, para testemunharem o julgamento do povo. “Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios”. Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga.

2. Condenação ao mero formalismo do culto (v.7-15):

  • Escutem e eu falarei, testemunharei (o próprio juiz apresenta a queixa) contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus. Não te repreendo pelos teus sacrifícios (sempre apresentavam os sacrifícios). Não preciso dos novilhos de seus estábulos, nem dos bodes de seus currais;
  • Se tivesse fome, não lhes diria, pois Meu é o mundo inteiro e tudo que nele há;
  • Acaso como carne de touros, ou bebo sangue de cabritos? Ofereçam a Deus seu sacrifício de gratidão e cumpram os votos que Me fizeram; então invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.

3. Condenação da hipocrisia (v.16-21):

  • Deus diz para o ímpio: “De que adianta recitar meus decretos e falar a respeito de minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?”;
  • Aprovas o que fazem os ladrões, passas tempo com os adúlteros. Sua boca está cheia de maldade, e repleta de mentiras. Vive caluniando seu irmão. Fiquei calado, e pensaste que eu era teu igual; mas eu te arguirei e porei tudo à tua vista.

4. Conclusão (v.22-23):

  • Pensem bem e arrependam-se todos vocês que de mim se esquecem, caso contrário, eu os despedaçarei, sem haver quem os livre. O que me oferece sacrifício de gratidão me glorificará; se permanecerem em Meus caminhos, Eu lhes revelarei a minha salvação.

Deus revela Sua salvação àqueles que o servem com coração sincero e agem segundo a vontade divina. Participar de todas as cerimônias da igreja, ajudar aos necessitados e trabalhar ativamente na obra de Deus, não é garantia de salvação. Ainda pode ser reprovado se não o fizer por amor a Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA