Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás. – II Reis 7:2
 
Em II Reis 7, a fome reinava em Samaria, devido ao cerco que o exército da Síria impôs a Israel. Seus moradores não tinham mais o que comer. O rei mandou uma pessoa para procurar por Eliseu, pois ele era tido como o responsável pelo que acontecia a Israel, quando na verdade era a idolatria desenfreada do rei que provocara a Deus o motivo real da situação que enfrentavam. Eliseu mandou avisar o rei que: “amanhã, a estas horas, haverá alimento para o povo. O capitão do rei, duvidou e ainda fez pouco caso das palavras do profeta Eliseu e foi alertado de que ele presenciaria este milagre de Deus, mas não desfrutaria das bênçãos (v.1-2).
 
Quatro leprosos, que moravam fora da cidade, e não tinham nada a perder, resolveram ir até o acampamento sírio para conseguir algum mantimento, e encontraram o acampamento deserto, pois o SENHOR fizera os siros ouvirem um ruído de carros de um grande exército, e fugiram rapidamente, deixando todos os pertences para trás. Os leprosos aproveitaram para se alimentar e saquear o acampamento, depois resolveram compartilhar as boas novas com o rei de Israel e todo o povo (v.3-11).
O rei de Israel ainda duvidou se não seria uma armadilha dos inimigos, mas alguém sugeriu que enviassem alguns espias para confirmar a veracidade dos fatos. Esqueceram da promessa de Deus. Quando eles voltaram confirmando que os sírios haviam abandonado o acampamento, o rei colocou seu capitão as portas da cidade para organizar a saida do povo, e foi atropelado e morto pela multidão (v.12-20).
Cumpriu-se a profecia de Eliseu. O espólio foi grande, tão abundantes foram os suprimentos nesse dia que “havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo”. Uma vez mais o nome de Deus fora exaltado perante os pagãos, conforme a palavra do Senhor, por intermédio de Seu profeta em Israel. Precisamos conhecer a Deus e confiar em Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA